Ouvindo...

BBB 23: Fred Nicácio sugere pódio com pessoas pretas: ‘reparação histórica’

Fred quer fazer o BBB 23 entrar para a história, como o primeiro reality com uma final só com pessoas pretas

Fred Nicácio quer apenas pessoas pretas na final do reality

Fred Nicácio reuniu brothers do BBB 23 para conversar sobre seu objetivo de ter um pódio apenas com pessoas pretas. Para o médico, ter apenas pretos na final, seria um ato de “reparação histórica”. Caso se concretize, será a primeira edição com pessoas pretas na final do reality.

Antes de sugerir, Fred explicou como uma pessoa branca pode ajudar na luta antirracista. “Tem que ser contra o racismo. É sobre ver situações de privilégio branco e apontar que está errado, que é estrutural e não participa disso. É esse o branco aliado que precisa existir perto da gente: que reconhece os privilégios, abre mão deles e reconhece que é disparidade racial”, disse.

Em seguida, ele destacou que, pela primeira vez na história do programa, tem mais pessoas pretas que brancas no jogo. “Eu proponho e quero um pódio todo preto: primeiro, segundo e terceiro lugar. Isso é reparação histórica. Não importa quem, importa que seja um dos nossos. Nós precisamos jogar juntos sobre isso e precisamos entender que o BBB é uma fatia e uma expressão da realidade da sociedade. Se existe racismo lá fora, existe aqui dentro, e vocês viram o que eu falei”, explicou.

“Eu passei minha temporada inteira aqui dentro percebendo situações raciais sem poder ser explícito, porque eu precisava que lá fora vissem o que acontece aqui dentro. Se eu falo na segunda semana que eu comecei a perceber racismo estrutural, eu perco minha força: 'é mimimi, é racializando tudo’, e não é por aí. A gente tem que entender que racismo existe aqui dentro”, acrescentou.

“Tá muito falado lá fora [sobre racismo]?”, pergunta Gabriel Mosca. “Muito! Eu vim pra ser explícito. Quem cria constrangimento vai ter que lidar com ele; eu não voltei pra ser discreto com relações raciais. Meu objetivo foi alcançado, porque todo mundo viu e tá vendo o que acontece aqui dentro. Mas se sou esse, que é o que sou lá fora, na primeira e segunda semana eu dou um tiro no pé. Tive que resistir o máximo para que vissem lá fora o que estava acontecendo aqui dentro”, completou.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.