Ouvindo...

BBB 23: Sarah repercute fala de Fred e aponta racismo estrutural: ‘engolindo’

Sarah relatou que pessoas pretas estão sendo definidas como ‘agressivas’ e ‘maldosas’ por alguns brothers

Sarah refletiu sobre falas dos brothers no jogo

Após o Jogo da Discórdia na noite dessa segunda-feira (13), Sarah Aline comentou que tem notado que pessoas pretas estão sendo intituladas como agressivas, maldosas e arrogantes no BBB 23. Para ela, os casos são amostras de racismo estrutural que ela sofre diariamente. Na ocasião, a psicóloga lembrou quando Fred Desimpedidos afirmou que ela estava com “olhar de ódio”.

“Tem uma coisa que fico pensando aqui no game sobre reações, que entram nessa parte do [racismo] estrutural, que estou mais engolindo do que tentando encarar o quão latente isso é. É algo que tem me deixado incomodada, principalmente na visualização de agressividade enquanto pessoas pretas”, começou.

“De fato, pessoas podem ser reativas e ter raiva, mas já começava a sentir muito antes na postura como viam o Fredão. Muitas coisas que falavam sobre ele me assustavam do tipo ‘cara, ele nem tava falando’, e mesmo assim falavam ‘extremamente grosso, arrogante, grosseiro, nem quis falar’ [...] Vi muito isso no Facinho e quero entender a situação”, acrescentou.

Sarah lembrou do Jogo da Discórdia da semana passada, quando Fred apontou “maldade” no olhar da sister. “Uma das coisas que me assustou foi Fred falar que não conseguia prestar atenção no que eu estava falando, porque meu ‘olhar de raiva’ fez que ele entendesse que eu era uma pessoa maldosa e a ‘Sarinha bondosa’ não existia. Eu fiquei assustada e falei ‘c*ralho, só tava indignada’, como a Bruna fica indignada, como Amanda fica indignada, como Sapato fica indignado”, destacou.

“Tá numa página dois que não levantar agora por ainda ser raso, e vai ser expositivo pra mim porque a gente não sabe como a sociedade vai interpretar aqui. O que não quero é ficar indo além das barreiras do racismo estrutural que a gente sofre diariamente e ter que ficar pontuando isso. Vou seguir o baile, mas é uma das coisas que pensei muito”, completou.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.