Reality shows como o Big Brother Brasil são responsáveis por pautar uma série de discussões. Na edição atual, um dos temas em evidência é a Síndrome de Tourette, condição que afeta um dos participantes da edição.
Antônio Carlos, conhecido pelo apelido de Cara de Sapato, é lutador profissional e faz parte do grupo Camarote do BBB 23. Em conversa com os colegas de confinamento, o atleta de 32 anos revelou que foi diagnosticado com a síndrome aos 7, idade em que começou a apresentar os primeiros sintomas.
A síndrome de Tourette é uma doença neurológica sem causa definida, caracterizada por movimentos involuntários e repetitivos. Os tiques podem ser motores ou vocais, incluindo espasmos musculares pelo corpo, repetição de palavras e gestos obscenos.
“A causa não é estabelecida, mas já sabemos que a doença tem um fator genético e em algumas alterações do metabolismo também estão relacionadas à síndrome. Ela não está relacionada ao uso de nenhuma droga, nem com outra doença que possa ser desenvolvida”, explica o neurologista e neurocirurgião Sergio Gonçalves de Oliveira.
O transtorno pode ser agravado pelo confinamento e outras situações estressantes ocorridas durante o programa. “Os tiques pioram com o stress”, relata o médico. O caso foi percebido no Jogo da Discórdia dessa segunda-feira (6), quando o ex-UFC teve espasmos musculares durante o programa.
Geralmente, a doença pode ser identificada ainda na infância ou adolescência, mas os sintomas podem ser confundidos com outros transtornos psicológicos. "É muito importante fazer o diagnóstico, né dessa doença porque ela tem uma associação significativa com o Transtorno Compulsivo Obsessivo (TOC) e com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”, esclarece o médico.
A doença não tem cura, mas o tratamento pode ser feito com antidopaminérgicos, que amenizam os sintomas. Ainda, é aconselhável que o paciente mantenha ao longo da vida o atendimento psicológico para auxiliar em possíveis questões de desempenho social. “O paciente muitas vezes se sente inibido e constrangido pelos tiques”, diz o neurologista.