As três primeiras edições do Big Brother Brasil (BBB) eram as únicas da história sem participantes de Minas Gerais. No entanto, no BBB 23, o feito se repete, já que não tem ninguém no elenco natural do Estado.
Em toda a história da competição, apenas duas sisters conquistaram o título de campeã. São elas: Fernanda Keulla (BBB 13) e Paula von Sperling (BBB 19). A primeira é natural de Belo Horizonte, já a segunda é de Lagoa Santa.
O primeiro representante do estado na história do programa foi o publicitário Eduardo Coelho (BBB 4), seguido pelo modelo e DJ Alan Passos (BBB 5) e pelo tradutor Cláudio Gustavo Aguiar Borges (BBB 6). Os três são naturais de Belo Horizonte.
Ainda no BBB 6, o modelo Daniel Saullo, que é de Passa Quatro, também fez parte do elenco. Ele foi o primeiro participante do interior de Minas Gerais a ter uma oportunidade no reality.
Dali em diante, todas as edições contaram com participantes mineiros. Alberto Pimentel Batista (BBB 7) de BH, Bruno Jacomé (BBB 7) de Timóteo, Marcelo Arantes (BBB 8) de Uberaba, Josiane de Oliveira (BBB 9) de Juiz de Fora, Ana Angélica (BBB 10) de Uberlândia e Natália Cristina (BBB 11) de Coronel Fabriciano.
BBB 12 foi a edição com mais mineiros
O BBB 12 foi a edição que mais contou com representantes mineiros: quatro no total. São eles: Kelly Medeiro (Almenara), João Carvalho (Divinópolis), Renata Dávila (Belo Horizonte) e Analice Mateus (Belo Horizonte).
Outro fato marcante ocorreu no BBB 13, quando Fernanda Keulla, que é de Belo Horizonte, se sagrou campeã. Ela foi a primeira mineira a ganhar o reality. Naquela edição, Marien dos Reys, também de BH, representava o estado.
O BBB 14 contou com três mineiros. Letícia Santiago (Belo Horizonte), Amanda Gontijo (Belo Horizonte) e Alisson Guimarães (Contagem). No ano seguinte, no BBB 15, dois participantes representavam o estado: Adrilles (Campos Gerais) e Aline Gotschalg (Belo Horizonte).
Posteriormente, no BBB 16, fizeram parte do elenco: Geralda Nascimento (Curvelo), Matheus Carneiro Lisboa (Barra Longa) e a icônica Ana Paula Renault (Belo Horizonte).
No BBB 17, Mayara Motti (Belo Horizonte) representou o estado, no BBB 18, Paula Amorim (Belo Horizonte) e Mara (Governador Valadares). Sucedendo a edição, Paula von Sperling, natural de Lagoa Santa, entrou para a história ao conquistar o segundo título de campeã.
Ainda no BBB 19, outros dois mineiros compuseram o elenco. Maycon Santos (Piumhi) e Vinicius Povoa (Belo Horizonte).
O BBB 20, primeira edição com famosos, também contou com a presença de mineiros no programa. Rafa Kalimann (Campina Verde), Ivy Moraes (Belo Horizonte) e Gabi Martins (Belo Horizonte).
No BBB 21, os mineiros foram representados por João Luís (Santos Dumont) e, no BBB 22, Natália Deodato (Sabará).
Apesar de ter aterrissado em solo mineiro em outubro, a produção não selecionou nenhum participante de Minas Gerais para o BBB 23.
Paulistas dominam no BBB 23
O BBB 23 é composto por participantes do Pará, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Alagoas e Paraná.
Além disso, no elenco tem a angolana Tina, que mora há 8 anos em São Paulo.
Os paulistas dominam o BBB 23, com sete representantes, seguidos pelos cariocas, com três.
Leia também: