Aos 56 anos de idade e quase 40 de carreira, Eduardo Smith de Vasconcellos Suplicy, mais conhecido como Supla, conquistou um vasto público com sua música Punk-Rock e suas publicações no Instagram, onde acumula mais de 800 mil seguidores.
Nesta sexta-feira (21), o cantor se apresenta em Belo Horizonte com sua banda Supla e os Punks de Butique, em uma festa de halloween em uma casa de shows no Dom Cabral. Conhecido por suas vestimentas pouco tradicionais, Supla comenta sua relação com a festa. “Pra mim todo dia é halloween ou carnaval. Não que minha vida seja uma festa, porque eu trabalho muito duro. Mas é um estilo de vida, de se vestir e tal”.
Sobre seu jeito de ser, Supla comenta que um artista precisa sofrer para aprender seu estilo de vida, e nega que seu jeito autêntico seja um personagem: “Você tem que sofrer se você quer estar num estilo bom, colocar uma calça apertadinha e dar uma certa quebrada de cabeça. É uma forma de se expressar, a minha expressão corporal no palco, na minha vestimenta, não é um personagem, é um estilo de vida que eu já faço há quase 35 anos”.
Pioneirismo no punk-rock brasileiro
Filho de Eduardo e Marta Suplicy, políticos influentes no Brasil, Supla se encontrou mesmo foi na música. Uma de suas canções de sucesso, inclusive, é chamada de Eles querem que eu seja um político, onde fala sobre sua relação com a profissão da família.
“Meu pai falou ‘olha meu filho, você já faz uma grande contribuição como artista, nas coisas que você acredita’. E eu faço a minha política nas minhas letras, com as coisas que eu acredito. Sempre falei tudo na lata, e eu acabo influenciando muitas pessoas, fazendo as pessoas pensarem. Eu falo muita besteira e muita coisa séria, porque a vida é isso”, explica o cantor.
Apaixonado pelos estilos do Rock e Punk, Supla cita como seus ídolos no cenário mundial os americanos Alice Cooper e David Bowie, e no nacional Rita Lee e Ney Matogrosso. Para ele, mais do que apenas cantar, o artista precisa trazer um teatro para o palco.
“Nas bandas mais punks do anos 1980, de quando eu venho, nós éramos muito influenciados pelo rock inglês, e eu falava ‘preciso trazer uma coisa brasileira’. Então, eu trouxe na minha expressão corporal, eu trazia uns movimentos de capoeira dentro da apresentação. Não é uma coisa só musical, é visual também”.
Além de cantor, Supla já foi jogador de futebol profissional em Nova York, campeão de boxe, e já se arriscou na capoeira e no polo a cavalo, esporte que ele intitula como “coisa de playboy, o mais coxinha”. O resultado de toda essa experiência de atleta foi visto na sua vida artística: “eu pus na minha música e na minha expressão corporal”, relata.
Pioneiro no punk-rock brasileiro, Supla sempre acreditou que era preciso mesclar o estilo de música criado na Inglaterra com a brasilidade. Por isso, ele decidiu criar, junto com o irmão João Suplicy, o chamado punkanova. A ideia seria mesclar estilos brasileiros na música punk-rock.
“Eu e meu irmão fizemos a punkanova, no qual eu trazia o punk pra bossa-nova, um projeto que a gente parou um tempo e voltou agora. Fizemos uma música com o Erasmos Carlos, a Brothers Again, e várias outras. O Brothers of Brasil é um projeto que virou até um programa de televisão e já lançamos uns 5 ou 6 singles”.
Sucesso nas redes
Em seu perfil do Instagram, Supla faz sucesso respondendo as perguntas de seus seguidores com seu jeito autêntico. A interação com os fãs acabou viralizando, principalmente devido ao vocabulário do roqueiro, que mistura o portugês e o inglês com regularidade. A expressão ‘hey champs’ virou marca do cantor, que atribui parte do sucesso à criatividade de seus seguidores.
“Quem faz o sucesso é o público que manda as perguntas. Algumas são muito idiotas, são muitas besteiras e pequenos trocadilhos que eu respondo de um jeito mais louco ainda, que fica engraçado. Tem pergunta que eu nem respondo, porque é tão engraçado, que só de postar as pessoas já vão rir”.
Supla se apresenta com a sua banda, Supla e os Punk de Butique, na noite desta sexta-feira (21), às 19h, na festa a fantasia do Underground Black Pub, localizado no bairro Dom Cabral, região Noroeste de Belo Horizonte. Os ingressos estão disponíveis no site e aplicativo do Sympla.
Entrevista feita ao programa Tarde Ponto Com