Banca da Alems mantém prova e nega reaplicação após falta de energia
A decisão foi publicada nesta terça-feira (28), em resposta a recurso administrativo; o caso foi encaminhado ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul

A Fundação Carlos Chagas (FCC) rejeitou o pedido de reaplicação da prova do concurso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), realizada no dia 29 de março com interrupção de energia no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Campo Grande. A decisão foi publicada nesta terça-feira (28), em resposta a recurso administrativo, no mesmo dia em que saiu a lista preliminar de aprovados.
No posicionamento, a banca afirma que a aplicação seguiu as regras do edital e classifica a queda de energia como um “caso fortuito”. Segundo a FCC, foram adotadas medidas emergenciais para garantir a continuidade do exame, como a disponibilização de iluminação improvisada e o uso controlado de lanternas por fiscais.
Processo seletivo em Campo Grande-MS abre 982 vagas temporárias
A instituição também sustenta que o tempo mínimo de prova foi respeitado e que houve controle dos procedimentos, garantindo a regularidade do processo. Com isso, o recurso foi considerado improcedente, e o cronograma do concurso será mantido.
A decisão contraria candidatos que relatam prejuízos durante a aplicação. Participantes afirmam que salas ficaram sem luz, ventilação e iluminação cerca de uma hora após o início da prova, sendo necessário o uso de lanternas em alguns casos. Também foram relatados calor intenso, dificuldade para leitura e preenchimento do cartão de respostas, além de registros de fumaça em uma das salas.
Após o episódio, candidatos organizaram um abaixo-assinado pedindo nova aplicação, alegando comprometimento das condições de igualdade. A advogada Talita Souza, uma das responsáveis pela mobilização, afirma que buscou retorno da banca e pretende anexar as reclamações a uma denúncia no Ministério Público.
O caso foi encaminhado ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que orientou o registro formal das ocorrências. Segundo candidatos, a Alems foi procurada pelas redes sociais, mas direcionou os questionamentos à banca organizadora.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego e Concursos.



