Belo Horizonte
Itatiaia

Censo Escolar: reprovação entre alunos da rede pública no ensino médio cai 62%

Ministério da Educação atribui índices ao programa Pé-de-Meia e outras políticas públicas

Por
, o Ministério da Educação deve divulgar um cronograma para discutir a implementação do Novo Ensino Médio no país
Evasão escolar diminuiu 61% • Gabriel Jabur/ Agência Brasília

O número de reprovações entre alunos do ensino médio na rede pública diminuiu 62% no Brasil, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26). O abandono escolar caiu 61% e a distorção idade-série foi reduzida em 28%. Os dados referem-se ao período de 2022 a 2025.

“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado. O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, uma melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil”, afirma o ministro da Educação, Leonardo Barchini.

A pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revela que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve um aumento de 46% nas inscrições feitas por concluintes de escolas públicas no período analisado.

Impacto do Pé-de-Meia

O ministro da Educação aponta o programa Pé-de-Meia como um dos fatores que contribuíram para os números. A iniciativa paga R$ 200 por mês aos estudantes que mantêm frequência mínima de 80% nas aulas. Além disso, quem reprova no ano escolar tem o benefício suspenso.

Ao final do ano letivo, os alunos aprovados recebem incentivo extra no valor de R$1 mil. Ainda há uma recompensa para quem faz a prova do Enem: os estudantes recebem R$ 200 para cada dia do exame.

"É o programa educacional mais importante da última década e um dos mais relevantes das últimas duas décadas por enfrentar a desigualdade de oportunidades. O jovem mais vulnerável precisa ter as mesmas chances de concluir os estudos que qualquer outro estudante. O Pé-de-Meia não é apenas uma transferência de renda. É uma política educacional para melhorar a permanência e o desempenho dos estudantes", defende Leonardo Barchini.

Por

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.