Censo aponta falta de ações ambientais em um terço das escolas brasileiras

Dados do Censo Escolar 2024 indicam que cerca de 60 mil unidades não desenvolveram atividades sobre meio ambiente

Ensino sobre meio ambiente é previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 9.795

Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Inep, mostram que cerca de um terço das mais de 179 mil escolas públicas e privadas do Brasil não realizou, em 2024, atividades relacionadas à educação ambiental ou às mudanças climáticas.

O ensino sobre meio ambiente é previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 9.795, de 1999, que criou a Política Nacional de Educação Ambiental. A partir de 2024, a política passou a incluir também conteúdos sobre mudanças climáticas e riscos de desastres socioambientais.

Entre as regiões do país, o Sudeste apresentou o maior percentual de escolas sem ações na área, com 42%. A região Norte aparece em seguida, com 39%.

O estado de São Paulo, que possui 30.401 escolas, registrou o menor índice entre as unidades da federação. 51% das instituições informaram não ter desenvolvido atividades de educação ambiental em 2024.

Volta às aulas: 80% dos pais reaproveitam material escolar para economizar

No outro extremo do levantamento, o Paraná teve o melhor resultado, com 95% das escolas realizando ações voltadas ao tema.

Também apresentaram percentuais elevados Tocantins (84%), Santa Catarina (82%), Espírito Santo (80%), Rondônia (77%), Pernambuco (77%), Sergipe (75%) e Ceará (75%).

No Ceará, uma das ações voltadas à área é o Selo Escola Sustentável, criado em 2017, que reconhece escolas públicas estaduais com projetos de responsabilidade socioambiental. As informações foram publicadas na Folha de S.Paulo.

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...