Ouvindo...

Vinícius Júnior será cortado da Seleção; Diniz avalia convocação de substituto

Real Madrid avisou à CBF sobre a gravidade da lesão do atacante, que ficará fora dos jogos de setembro pelas Eliminatórias

Vinícius Júnior se machucou em partida contra o Celta de Vigo, na sexta-feira

O Real Madrid já avisou à direção da CBF sobre a gravidade da lesão do atacante Vinícius Júnior. O atacante será cortado em breve do elenco da Seleção Brasileira que participará das duas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, em setembro.

O técnico Fernando Diniz deve se reunir nas próximas horas com integrantes de sua comissão técnica na Seleção para definir se haverá novo convocado, e quem será.

A tendência é que um novo nome seja incluído na lista, mas há uma questão burocrática quanto a isso: como o prazo para avisar aos clubes sobre a convocação já passou (15 dias antes do início da Data-Fifa, em 4 de setembro), a agremiação do escolhido terá que topar cedê-lo.

Vinícius Júnior teve lesão constatada no músculo bíceps femoral direito, segundo o relatório médico do Real Madrid divulgado nesta segunda-feira (28). O jogador deixou a partida contra o Celta de Vigo, na sexta-feira (25), ainda no primeiro tempo com dores na coxa direita.

O clube não apontou prazo de recuperação, mas a imprensa na Espanha está estimando algo em torno de seis semanas. A previsão é que o novo camisa 7 do clube merengue volte a jogar contra o Osasuna, no dia 8 de outubro, pela La Liga.

A comissão técnica da Seleção também monitora a situação do atacante Neymar, que segundo seu clube, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, está machucado e não teria condições de jogar em setembro. O retorno que a CBF tem desse caso do estafe do atleta, entretanto, é de que ele deve estar disponível.

O Brasil estreia nas Eliminatórias em 8 de setembro, às 21h45 (de Brasília), contra a Bolívia, em Belém. Depois a delegação viaja a Lima, onde enfrenta o Peru no dia 12 de setembro, às 23h (de Brasília), pela segunda rodada. O Mundial de 2026 será disputado na América do Norte, com EUA, Canadá e México como anfitriões.

Convocação da Seleção Brasileira

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Bento (Athletico);

  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Olympique de Marselha);

  • Zagueiros: Ibañez (Al-Ahly), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);

  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras);

  • Atacantes: Antony (Manchester United), Matheus Cunha (Wolverhampton), Gabriel Martinelli (Arsenal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Neymar (Al-Hilal) e Vinícius Júnior (Real Madrid).

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.