A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deve divulgar, nesta terça-feira (5), os 54 eleitos para compor o Conselho Tutelar da cidade. Inicialmente, o poder Executivo municipal esperava
A votação desse domingo aconteceu por meio de cédulas de papel. Foi a segunda disputa pelos assentos do Conselho Tutelar em dois meses. Isso porque o pleito de 1° de outubro acabou cancelado por causa de inconsistências no sistema desenvolvido pela
Cinquenta e quatro concorrentes serão eleitos para o Conselho Tutelar de BH
À Itatiaia, a secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania da PBH, Rosilene Rocha, explicou os trâmites até a divulgação do resultado.
“As comissões regionais, em cada uma das nove regionais, publicaram o resultado da votação. A gente chama isso de resultado preliminar, porque o resultado definitivo é aquele que é publicado no Diário Oficial do Município. As comissões regionais enviaram todas as atas de votação à comissão eleitoral, de nível central. Essa comissão é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Depois de tudo conferido, inclusive com acompanhamento do Ministério Público, é que o resultado oficial é publicado no Diário Oficial”, disse.
A eleição contou com 378 seções eleitorais. Nos cálculos da prefeitura, cerca de 50 mil cidadãos foram às urnas
“Os conselheiros tutelares são pessoas das comunidades e eleitas pelas comunidades. Eles estão lá como responsáveis por acompanhar toda e qualquer violação de direitos de crianças e adolescentes. É muito importante que a população acompanhe o trabalho deles e leve, ao conselho de sua regional, qualquer irregularidade ou violação de direitos em relação às crianças e adolescentes. Fazendo isso, cada um de nós exerce a cidadania e nos ajuda a proteger as crianças e adolescentes da cidade”, explicou Rosilene Rocha.