Fim do jejum! Neste sábado (22), o Palmeiras venceu o Fortaleza por 3 a 1 pelo Campeonato Brasileiro e voltou a encontrar vitórias pela competição nacional. A equipe alviverde não vencia há cinco jogos pelo torneio.
O duelo foi recheado de emoções e alternância de domínio entre as duas equipes. O Palmeiras conseguiu massacrar o adversário nos primeiros 20 minutos de cada tempo, mas viu o Fortaleza alçar estocadas perigosas ao ataque. Raphael Veiga, Breno Lopes e Richard Ríos marcaram para o Verdão, enquanto Lucero descontou para o Leão do Pici.
O Palmeiras volta a campo no próximo domingo (30), quando encara o América, fora de casa, também pelo Brasileirão. Já o Fortaleza se prepara para jogar no sábado (29), quando encara o Bragantino pela mesma competição.
Marca registrada
O Palmeiras de Abel Ferreira tem, como uma das principais características, o alto volume de jogo nos minutos iniciais das partidas. Contra o Fortaleza, não foi diferente. Aos 8 minutos do primeiro tempo, Raphael Veiga cobrou escanteio para dentro da área e viu a bola ser afastada pela defesa adversária. Na sobra, Richard Ríos bateu de primeira e contou com leve desvio na defesa para estufar as redes.
Foi o segundo gol do volante colombiano com a camisa do Palmeiras. O jogador foi contratado pelo Verdão ao final do último Campeonato Paulista, após obter destaque atuando pelo Guarani.
Bola longa, futebol pequeno
Assustado com o gol sofrido nos minutos iniciais, o Fortaleza encontrou dificuldades para se reinserir no jogo. Com apoio da torcida, o Palmeiras adiantou a linha de marcação e obrigou o adversário a jogar com bolas longas, facilmente rebatidas por Gustavo Gómez e Murilo.
A estratégia, claro, refletiu diretamente no que foi o jogo pelos primeiros 20 minutos. Nas poucas vezes em que tinha a posse, o Fortaleza buscava acelerar as jogadas e já devolvia a bola à equipe mandante.
Por um dedo!
Passado o período de absoluto domínio do Palmeiras, o Fortaleza começou a se lançar para o jogo. Yago Pikachu chegou a ficar cara a cara com Weverton, após lindo lançamento de Brítez, mas parou em duas belas defesas do goleiro palestrino à queima-roupa.
Lucero, inclusive, chegou a marcar o gol de empate. O centroavante se aproveitou de bola sobrada na entrada da área, trouxe para a esquerda e mandou no ângulo. A jogada, porém, acabou anulada por toque de mão de Pocchetino no início da jogada.
Bola na rede!
A nítida melhora do Fortaleza se fez valer aos 43 minutos da primeira etapa. Pikachu e Lucero fizeram tabela pela ponta direita e o camisa nove deu belo drible em Marcos Rocha, que acabou tocando com a mão na bola. Inicialmente, Rafael Klein apontou falta na entrada da área, mas marcou pênalti após análise do árbitro de vídeo.
Na cobrança, Lucero superou o estádio inteiro vaiando, deslocou Weverton e marcou o gol de empate.
Mano a mano!
Ofensivamente, as jogadas do Fortaleza pareciam seguir um denominador comum. O trio de ataque, com Lucero, Marinho e Yago Pikachu, jogou com grande mobilidade, para confundir a defesa palmeirense. Com isso, o espaço ficou cada vez mais permissivo para passes verticais.
Em duas oportunidades, o ataque do Leão ficou cara a cara com Weverton. Na primeira, Lucero tentou passe para Yago Pikachu, mas foi interceptado. No segundo, Marinho conduziu, fuzilou com a esquerda e viu o goleiro palmeirense espalmar para fora.
Na hora certa!
O duelo no Allianz Parque já estava ganhando contornos de complicação para o Palmeiras. Ansiosos no campo de ataque, os jogadores tomaram uma série de decisões erradas, o que os fizeram ficar longe de causar perigo a João Ricardo.
A coisa mudou quando a bola chegou em um dos melhores jogadores da equipe. Já aos 33 minutos do segundo tempo, Raphael Veiga recebeu na entrada da área, trouxe para a esquerda e mandou um canhão para o fundo do gol.
Palmeiras 3x1 Fortaleza
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos (Luis Guilherme) e Raphael Veiga; Jhon Jhon (Gabriel Menino), Rony e Artur (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira
Fortaleza
João Ricardo; Brítez, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Lucas Sasha e Pochettino (Calebe); Yago Pikachu, Marinho (Guilherme) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 22 de julho de 2023, sábado, às 18h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Rafael Klein-RS
Assistentes: Maurício Silva Penna-RS e Jorge Eduardo Bernardi-RS
VAR: Igor Junio Benevenuto-MG
Transmissão: Premiere (pay-per-view)
Gols: Richard Ríos (8 min 1ºT), Raphael Veiga (33 min 2ºT) e Breno Lopes (50 min 2ºT), para o Palmeiras; Lucero (44 min 1ºT), para o Fortaleza
Cartões amarelos: Benevenuto, Titi, Lucas Sasha e Zé Welison, do Fortaleza;