Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Filhote de panda-vermelho nasce no Zoo de Lisboa; veja vídeo

Bebê ainda sem nome é castanho-avermelhado e tem uma cauda comprida e felpuda. Veja o vídeo dos seis primeiros meses de vida do filhote.

Quem for ao Zoológico de Lisboa nos próximos dias já vai poder observar, em meio aos bambus e copa das árvores, uma nova cria de panda-vermelho. O “filhote” tem seis meses e já foi visto a explorar o seu habitat com sua mamãe. 🐼

O anúncio foi feito pela própria direção do Zoo, com pompa e circunstância. Afinal, os pandas-vermelhos são de uma espécie classificada como ‘em perigo’ pela União Internacional para a conservação da Natureza, IUCN.

O comunicado também traz recomendações: “Ao visitar o panda é importante saber que este pequeno mamífero apresenta comportamentos maioritariamente arborícolas, ou seja, é mais fácil encontrá-lo alimentando-se entre os bambus da instalação e a copa das árvores”, informa a entidade.

Também conhecido como panda-ruivo, raposa-de-fogo ou gato-de-fogo é um pequeno mamífero que pertence à família Ailuridae, sendo nativo das regiões montanhosas do Himalaia e do sul da China. Sua ocorrência está muito associada às florestas temperadas de altitude e a bambuzais.

Algumas de suas principais características são a coloração castanho-avermelhada, cauda comprida e felpuda e um andar gingado devido ao encurtamento dos membros dianteiros. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. Sua alimentação é principalmente composta por bambu; entretanto, pode ingerir ovos, pássaros, insetos e pequenos mamíferos. 🥚🦜🦗🕷️

Ele entrou em risco de extinção devido à destruição de seus habitats pela expansão da agricultura, pecuária e escassez de recursos naturais. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América do Norte e Europa, reproduzindo-se bem em cativeiro.

Programação de fim de ano

Nos fins de semana e feriados de dezembro, estão previstas no Zoológico de Lisboa atividades gratuitas como a “Casinha do Papai Noel do Lidl e Quintinha do Lidl, respetivamente na zona de acesso livre e dentro da área zoológica”.

A partir de sábado, 2 de dezembro, será a chegada do Papai Noel e dos duendes, na apresentação dos golfinhos às 11.00 horas. Também estão disponíveis “ateliês natalícios” com “pinturas faciais, mercado de Natal, workshops e outras atividades relacionadas à época do ano.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais