Ouvindo...

Expedição Titanic: guarda costeira diz não saber origem dos ruídos

Buscas por submarino desaparecido entram no quarto dia, nesta quarta-feira (21)

Buscas por submarino desaparecido entram no quarto dia

A Guarda Costeira atualizou, no início da tarde desta quarta-feira (21), as informações sobre a busca pelo submarino desaparecido durante expedição para ver de perto os destroços do Titanic e disse não saber a origem dos ruídos detectados.

“Temos que nos manter otimistas”, afirma Guarda Costeira americana em comunicado na tarde de hoje. Carl Hartsfield , da Woods Hole Oceanographic Institution, diz que é “muito difícil” diferenciar quais são as fontes dos ruídos ouvidos pela aeronave canadense P-3. Ele disse que houve “vários relatos” de ruídos “e cada um desses ruídos está sendo analisado, rastreado, procurado por padrões e relatado”.

“Não sabemos o que são os ruídos” ouvidos na noite de terça-feira e na manhã desta quarta na área onde se acredita que o submersível tenha desaparecido, disse o capitão Jamie Frederick, porta-voz da guarda-costeira. A informação é da AFP.

Os ruídos “foram descritos como ruídos de batidas”, diz Hartsfield, mas os analistas acústicos “têm que colocar toda a imagem no contexto e devem eliminar possíveis fontes artificiais”.

O esforço para localizar a embarcação entra no quarto dia. Os funcionários da agência estimam que as cinco pessoas que estão dentro do submarino podem ter menos de um dia de ar respirável restante.

Leia mais:

Buscar submarino onde Titanic naufragou é como ir ao espaço: ‘muito frio e escuro’

Submarino desaparecido em expedição ao Titanic: navio equipado com robôs se junta às buscas

Submarino desaparecido em expedição ao Titanic: entenda como é possível fazer o resgate

Contra o tempo

Os cinco passageiros do submarino estão com ‘ração limitada’ de comida e água, diz Guarda Costeira dos EUA. A Guarda não sabe precisar, exatamente, quanto a tripulação ainda tem de comida a bordo.

As equipes de resgate relatam que estão com contato próximo com os familiares dos tripulantes e que o trabalho é incansável. Ao todo, cinco equipes procuram pelo submarino e número pode chegar a 10 nas próximas 24 a 48 horas, afirma a Guarda Costeira americana.

A busca na superfície tem aproximadamente duas vezes o tamanho de Connecticut.

Coletiva de imprensa

Uma coletiva de imprensa, que terá à frente o Capitão da Guarda Costeira Americana, Jamie Frederick - coordenador de resposta do Primeiro Distrito da Guarda Costeira - está marcada para acontecer nesta quarta-feira (21).

A Guarda Costeira dará detalhes das buscas contínuas envolvendo os esforços na busca pelas cinco pessoas a bordo do submarino desaparecido a aproximadamente 900 milhas (cerca 1.448 Km) de Cape Cod, no último domingo (18)

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022