A polícia de fronteira do Canadá anunciou uma apreensão recorde de quase 2,5 toneladas de ópio escondidas em contêineres no porto de Vancouver, no oeste do país. “Esta é a maior apreensão de ópio já realizada pela agência”, disse a Agência de Serviços Fronteiriços do Canadá (CBSA, na sigla em inglês) em um comunicado de sexta-feira (16).
O órgão não especificou a origem da droga nem se houve prisões, mas indicou que a investigação, iniciada em setembro pela polícia federal, continua. Os 2.486 quilos de ópio foram descobertos usando tecnologia de raios-X, depois que “um exame físico minucioso” encontrou irregularidades nos paletes de 19 contêineres marítimos, explicou a CBSA, que forneceu fotos.
Vancouver é o maior porto do Canadá e a principal porta de entrada de mercadorias da Ásia. O Canadá e os EUA sofrem há anos com um grande fluxo de opioides, como o fentanil, que chegam ilegalmente da Ásia, constituindo um significativo problema de saúde pública em ambos os países.
O número de overdoses por opioides entre adolescentes de 10 a 18 anos mais que dobrou nos EUA entre 2019 e 2021, de acordo com um estudo publicado na quinta-feira (15) pelas autoridades de saúde do país.