A UEFA comunicou, nesta sexta-feira (28), que excluiu a Juventus da disputa da Conference League da temporada 2023-24. A punição ocorre em função da violação, por parte do clube italiano, das normas de fair play financeiro.
A Juventus sofreu, além da exclusão, uma multa de 20 milhões de euros (cerca de R$ 104,6 mi). Metade desse valor é condicional e será cobrado apenas se o clube violar novamente os requisitos do fair play financeiro da UEFA.
A punição foi imposta após investigação do Grupo de Controle Financeiro de Clubes da UEFA. A investigação foi iniciada em dezembro de 2022. O órgão tem como presidente Sunil Gulati, executivo norte-americano especializado em administração esportiva e ex-conselheiro da Fifa.
“A Juventus, embora continue a considerar as supostas violações inconsistentes e suas ações corretas, declarou que aceitava a decisão renunciando ao recurso, excluindo expressamente, e o CFCB da UEFA tomando nota, que isso poderia configurar uma admissão de qualquer responsabilidade contra ela”, diz o clube em comunicado divulgado também nesta sexta-feira.
A Fiorentina herdou a vaga que seria da Juventus pela posição no Campeonato Italiano. A Viola terminou a competição em oitavo lugar e a Juve uma posição acima.
Problemas no Italiano
O clube de Turim passou por problemas administrativos também na própria Itália. O time foi punido por fraude fiscal na contratação de jogadores. A equipe chegou a perder 15 pontos, mas recuperou parte deles após apresentar recursos.