Ouvindo...

Juventus é excluída de competições continentais por uma temporada pela UEFA

Clube italiano infringiu normas do Fair Play Financeiro e, além de excluído da Conference League, foi multado

Clube italiano não disputará competições continentais por punição

A UEFA comunicou, nesta sexta-feira (28), que excluiu a Juventus da disputa da Conference League da temporada 2023-24. A punição ocorre em função da violação, por parte do clube italiano, das normas de fair play financeiro.

A Juventus sofreu, além da exclusão, uma multa de 20 milhões de euros (cerca de R$ 104,6 mi). Metade desse valor é condicional e será cobrado apenas se o clube violar novamente os requisitos do fair play financeiro da UEFA.

A punição foi imposta após investigação do Grupo de Controle Financeiro de Clubes da UEFA. A investigação foi iniciada em dezembro de 2022. O órgão tem como presidente Sunil Gulati, executivo norte-americano especializado em administração esportiva e ex-conselheiro da Fifa.

“A Juventus, embora continue a considerar as supostas violações inconsistentes e suas ações corretas, declarou que aceitava a decisão renunciando ao recurso, excluindo expressamente, e o CFCB da UEFA tomando nota, que isso poderia configurar uma admissão de qualquer responsabilidade contra ela”, diz o clube em comunicado divulgado também nesta sexta-feira.

A Fiorentina herdou a vaga que seria da Juventus pela posição no Campeonato Italiano. A Viola terminou a competição em oitavo lugar e a Juve uma posição acima.

Problemas no Italiano

O clube de Turim passou por problemas administrativos também na própria Itália. O time foi punido por fraude fiscal na contratação de jogadores. A equipe chegou a perder 15 pontos, mas recuperou parte deles após apresentar recursos.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.