Copa do Mundo: veja os maiores artilheiros da história da competição

Craques da Alemanha, do Brasil, da França e mais integram seleta lista de goleadores do Mundial

Klose comemora gol no 7 x 1 da Alemanha sobre o Brasil

A Copa do Mundo está cada vez mais próxima. A 23ª edição do Mundial será realizada entre os dias 9 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, México e Canadá.

Entre os nomes confirmados, estão os de muitos craques que buscam marcar o nome na história, como Cristiano Ronaldo, que vai atrás da primeira taça com a Seleção Portuguesa, e Lionel Messi, forte candidato ao bicampeonato com a Seleção Argentina.

Os dois astros fazem parte de uma longa lista de grandes jogadores que atuaram em edições de Copa do Mundo, e alguns se destacam. O ex-atacante alemão Miroslav Klose é o maior artilheiro da história do torneio, com 16 gols. O top-3 de goleadores é seguido por Ronaldo Fenômeno e pelo alemão Gerd Müller.

Veja a lista dos maiores goleadores da história da Copa do Mundo:

Miroslav Klose - 16 gols

Klose comemora gol pela Alemanha na Copa do Mundo de 2006

Miroslav Josef Klose nasceu em 9 de junho de 1978, na Polônia. Naturalizado alemão, ele atuava como centroavante pela Alemanha.

Pela Seleção Alemã, Klose participou de quatro Copas do Mundo - 2002, 2006, 2010 e 2014 - sendo campeão nesta última.

Na edição de 2002, a Alemanha faz uma boa campanha e chegou à final. Na decisão, foi derrotada por 2 a 0 para o Brasil. O jogo garantiu o pentacampeonato para a Canarinho. Klose foi um dos destaques dessa edição, com cinco gols.

Em 2006, mais uma boa atuação da Seleção Alemã. Em casa, a anfitriã do torneio foi eliminada nas semifinais, após uma derrota por 2 a 0, na prorrogação, para a Itália - campeã daquela edição. Klose marcou cinco gols em 2006.

Em 2010, na África do Sul, a Alemanha ficou com a medalha de bronze, após vencer o Uruguai por 3 a 2 na disputa de terceiro lugar. Naquela ocasião, Klose marcou quatro gols na competição.

Em 2014, no Brasil, a Alemanha foi a grande campeã. A equipe de Klose venceu a Argentina, na final, por 1 a 0. O grande marco da campanha alemã naquela edição foi nas semifinais, onde a equipe venceu o Brasil por 7 a 1, a partida marcou a última vez que Klose foi às redes pela Seleção Alemã em Copas do Mundo.

Ronaldo - 15 gols

Ronaldo comemora gol do penta da Copa do Mundo em 2002

Ronaldo Luís Nazário de Lima nasceu em Itaguaí (RJ), no dia 18 de setembro de 1976. Apelidado de Ronaldo Fenômeno, ele atuou como centroavante da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo - 1998, 2002 e 2006 - e foi pentacampeão com o Brasil na segunda edição. Ronaldo chegou a ser convocado em 1994, mas não atuou em nenhum jogo, mesmo assim, é considerado parte do elenco tetracampeão.

Em 1998, o Brasil fez uma ótima campanha na Copa do Mundo e chegou à final da competição. A Seleção perdeu para a França na final por 3 a 0. Naquela Copa, Ronaldo marcou quatro vezes.

Em 2002, a Seleção Brasileira alcançou o feito inédito de conquistar o Mundial cinco vezes. Com a vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha na final, o Brasil levantou a taça pela quinta vez. Ronaldo foi o grande destaque dese time e, inclusive, marcou os dois gols do título verde-amarelo. Em 2002, ele fez oito gols na Copa do Mundo.

Em 2006, a Seleção era uma das favoritas a ganhar o título, mas foi eliminada pela França, nas quartas de final, ao perder por 1 a 0. Na ocasião, Ronaldo marcou três gols em toda a competição.

Gerd Müller - 14 gols

Gerd Muller marca o gol do título da Alemanha na Copa do Mundo de 1974

Gerhard “Gerd” Müller foi um futebolista alemão que atuou como centroavante na seleção do seu país. É considerado por muitos o maior da posição na história do futebol. Müller participou de duas Copas com a Seleção Alemã - 1970 e 1974 - e marcou 14 gols em 14 partidas.

Na Copa de 1970, a Alemanha foi a terceira colocada, após vencer o Uruguai, na disputa pelo terceiro lugar, por 1 a 0. Naquele ano, ele marcou dez gols no Mundial.

Quatro anos depois, em 74, a Alemanha foi a grande campeã, após vencer a Holanda por 2 a 1, de virada, na final. Müller marcou quatro gols nessa edição, sendo o mais memorável o gol do título na decisão.

Leia também

Just Fontaine - 13 gols

Just Fontaine é exaltado por colegas da Seleção Francesa

Just Fontaine nasceu no Marrocos, em 18 de agosto de 1933. Naquela época, o Marrocos ainda era colônia da França. O jogador se naturalizou e foi representante da Seleção Francesa na Copa de 1958.

Ele é o detentor do recorde e maior números de gols em uma edição de Copa do Mundo.

Naquela ocasião, a França foi eliminada para o Brasil - campeão daquela edição - nas semifinais, após perder por 5 a 2. Na disputa de terceiro lugar, a equipe venceu a Alemanha por 6 a 3 e conquistou o bronze.

Fontaine disputou seis jogos e marcou 13 gols pelo time nacional no Mundial de 58.

Lionel Messi - 13 gols

Messi comemora gol na Copa do Mundo de 2006

Lionel Andrés Messi Cuccittini é atacante e capitão da Seleção Argentina. Com a camisa nacional ele disputou cinco Mundiais e foi campeão em 2022, no Catar.

Em 2006, a Argentina foi eliminada nas quartas de final para a anfitriã Alemanha por 4 a 2 na disputa de pênaltis. Naquela ocasião, Messi era estreante em Copas e marcou um gol na competição.

Em 2010, o algoz foi novamente a Alemanha nas quartas de final. A equipe do atacante foi perdeu por 4 a 0 e não avançou às semis. Messi não marcou nenhum gol naquela edição.

Em 2014, a Argentina chegou à final, mas foi superada pela campeã Alemanha, por 1 a 0. Naquele Mundial, Messi fez quatro gols.

Em 2018, no Catar, a França foi eliminada para a campeã França, nas oitavas de final, ao perder por 4 a 3. Naquele ano, Messi marcou um gol na competição.

Em 2022, Messi entrou para a história. Ele fez quatro gols na Copa e ajudou a Argentina a conquistar o título mundial. A equipe venceu a França nos pênaltis após empate por 3 a 3 no tempo normal.

Kylian Mbappé - 12 gols

Mbappé comemora gol na final da Copa do Mundo de 2022

Kylian Mbappé Lottin nasceu em Paris em 20 de dezembro de 1998 e é atacante da Seleção Francesa. Mbappé disputou duas copas pela França - 2018 e 2022 - e foi destaque do time nas duas ocasiões.

Em 2018, como estreante em Mundiais e com apenas 19 anos, Mbappé foi campeão do Mundo com a Seleção Francesa após vencer a Croácia na final por 4 a 2. Naquele Mundial, ele marcou quatro vezes.

Em 2022, o jovem marcou ainda mais seu nome e fez oito gols na Copa. Entretanto, ele foi superado na final pela Argentina. O jogo terminou empatado por 3 a 3 no tempo normal - com Mbappé marcando os três gols da França - e a Argentina venceu nos pênaltis.

Pelé - 12 gols

Pelé marca gol na Copa do Mundo de 1958

Pelé é considerado por muitos o maior jogador da história do futebol. Ídolo absoluto da Seleção Brasileira, ele participou de quatro Copas do Mundo pelo Brasil - 1958, 1962, 1966 e 1970 - e venceu três.

Em 58, com apenas 17 anos, Pelé foi o destaque do time na conquista do primeiro título mundial do país. Ele marcou seis gols na competição.

Em 1962, o Brasil conquistou o bicampeonato ao vencer Tchecoslováquia por 3 a 1 na final. Pelé marcou uma vez nessa edição.

Em 1966, o Brasil foi eliminado na fase de grupos. Pelé marcou um gol.

Em 1970, mais um título. Após vencer a Itália por 4 a 1 na final. Naquela ocasião, Pelé marcou quatro gols no Mundial.

Jürgen Klinsmann - 11 gols

Klimsmann em campo na Copa do Mundo de 1990

Jürgen Klinsmann atuava como centroavante e defendeu a Seleção Alemã em três Copas do Mundo - 1990, 1994 e 1998. Ele foi

Em 1990, a Alemanha foi campeã após vencer a Argentina por 1 a 0 na final. Naquele Mundial, Klinsmann marcou três gols.

Em 1994, a Alemanha foi eliminada nas quartas de final ao perder para a Bulgária por 2 a 1. Klinsmann fez cinco gols naquela edição.

Em 1998, a Alemanha caiu novamente nas quartas de final. Dessa vez, o algoz foi a Croácia, que venceu por 3 a 0. Klinsmann fez três gols naquele Mundial.

Sandor Kocsis - 11 gols

Kocsis ergue os braços para comemorar gol contra o Uruguai, na Copa do Mundo de 1954

Sandor Kocsis foi o grande destaque da Hungria na Copa do Mundo de 1954. Ele marcou 11 gols e ajudou a equipe a chegar à final da competição. Na decisão, o time foi superado pela Alemanha por 3 a 2.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...