Ouvindo...

Brasileirão 2024 vai parar para Olimpíada e Copa América? Veja calendário

Em meio ao calendário do futebol brasileiro no próximo ano, duas competições internacionais também estão programadas

Calendário do futebol brasileiro não vai parar para Olimpíada e Copa América em 2024

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (31) o calendário completo do futebol brasileiro em 2024. A entidade destacou datas de início e fim de todas as competições da temporada, incluindo os estaduais, a Copa do Brasil, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Brasileiro das quatro divisões.

O ano de 2024 será um pouco “atípico” no calendário esportivo pelo fato de contar com duas competições simultâneas ao calendário da CBF: a Copa América e os Jogos Olímpicos de Paris. Vale lembrar que ambos podem gerar “desfalques” para os clubes por conta da convocação de atletas.

De acordo com o cronograma publicado pela CBF, o futebol brasileiro não será paralisado para nenhuma dessas disputas. Dessa forma, clubes com jogadores convocados podem ter alguns desfalques por várias rodadas de 2024.

Isso porque a Copa América será realizada entre os dias 20 de junho e 14 de julho, englobando seis rodadas da Série A, e quatro das Séries B, C e D. A Olimpíada, por sua vez, acontece entre 26 de julho e 11 de agosto, ocupando três rodadas de cada uma das quatro divisões nacionais. Além disso, no período dos Jogos de Paris, acontecem as partidas de ida e volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

Copa América 2024

  • Início: 20 de junho

  • Fim: 14 de julho

  • No período, acontecem seis rodadas da Série A, quatro da Série B, quatro da Série C e quatro da Série D

Jogos Olímpicos de Paris 2024

  • Início: 26 de julho

  • Fim: 11 de agosto

  • No período, acontecem três rodadas de cada uma das divisões do Brasil, além dos jogos de ida e volta das oitavas de final da Copa do Brasil (31 de julho e 7 de agosto)

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.