O Fluminense venceu o Fortaleza por 1 a 0 na tarde deste domingo (3), em partida da 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Tricolor carioca contou com gol do lateral Diogo Barbosa nos acréscimos para sacramentar a vitória.
Apesar da maior posse de bola para o Fluminense, os números mostraram um confronto mais equilibrado. O Fortaleza, inclusive, finalizou mais vezes e também acertou mais o gol, na comparação com os donos da casa. A pressão do Flu só fez efeito, de fato, nos instantes finais, com o gol de Barbosa após jogada na linha de fundo.
Com o triunfo, O Fluminense foi a 38 pontos e fica em 5º na tabela, um ponto atrás do rival Flamengo. O Fortaleza, por sua vez, fica com 32 pontos em 8º lugar, apenas dois pontos atrás do Athletico-PR, que é 7º.
A Série A do Brasileirão agora faz uma pausa para jogos internacionais da Data Fifa. Na próxima rodada, o Fluminense visita o Vasco no dia 16 de setembro, enquanto o Fortaleza recebe o Corinthians no dia 14. Ambos os jogos valem pela 23ª rodada.
O jogo entre Fluminense e Fortaleza
O duelo começou truncado e sem chances para os dois lados. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 14 minutos e foi do Fortaleza. Lucero foi lançado nas costas de Felipe Melo e bateu. Fábio mandou para escanteio.
O Fluminense encontrava dificuldade para criar. Aos 28, Keno avançou pelo meio e chutou da entrada da área, mas não colocou muita força na bola. João Ricardo defendeu com tranquilidade. Nos acréscimos, após cobrança de escanteio, Cano ficou com a bola e chutou. O goleiro do Fortaleza defendeu sem muito trabalho.
O primeiro tempo foi ruim tecnicamente, além de faltoso e com muitos passes errados. O gramado atrapalhou as duas equipes e influenciou para o jogo ser fraco.
O Fortaleza quase abriu o placar aos dois minutos da etapa final. Após cruzamento para a área, Pikachu emendou com força, mas Fábio fez grande defesa. O goleiro do clube carioca precisou trabalhar novamente aos oito minutos. Depois de escanteio, a bola bateu em Samuel Xavier e voltou para trás. Fábio espalmou. Na sequência, Lucero chutou para fora.
Fernando Diniz fez as primeiras mudanças no Fluminense aos 12 minutos. Ele colocou Martinelli e Daniel. Saíram Felipe Melo e Alexsander. André foi recuado para a zaga. O Flu chegou aos 14 minutos. John Kennedy tocou para Keno, pela direita. Ele invadiu a área e chutou cruzado. João Ricardo defendeu.
O Fluzão chegou novamente pela direita aos 17 minutos. Arias fez bela jogada e achou Martinelli na área. A finalização do volante, contudo, foi para fora. Aos 33, após contra-ataque, Fábio defendeu finalização de Machuca, alteração de Vojvoda na etapa final.
O jogo ficou mais aberto, com contra-ataques. Aos 41, Arias invadiu a área e reclamou de pênalti. A arbitragem mandou o jogo seguir e nem tampouco o VAR recomendou revisão. O Fluminense marcou no fim. Aos 46 minutos, após cruzamento da direita, Diogo Barbosa ficou com o rebote na entrada da área e acertou o canto: 1 a 0. O Fluzão conquistou a vitória no Raulino de Oliveira.
FLUMINENSE 1X0 FORTALEZA
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data: 03/09/2023, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Rafael Traci (VAR-Fifa-SC)
Cartão amarelo: Diogo Barbosa, Samuel Xavier, John Kennedy, Fernando Diniz e André (Fluminense) e Brítez, Zé Welinson e Escobar (Fortaleza)
Gol: Fluminense: Diogo Barbosa, aos 46' do 2ºT
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, David Braz, Felipe Melo (Martinelli) e Diogo Barbosa; André, Alexsander (Daniel) e Arias; Keno (Lima), John Kennedy (Lelê) e Cano (Leo Fernández). Técnico: Fernando Diniz.
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison (Pedro Augusto) e Pochettino (Thiago Galhardo); Pikachu (Machuca), Guilherme (Escobar) e Lucero (Romarinho). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
*Com agências