O Fluminense venceu o São Paulo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (22), em partida válida pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com gol de Cano, os cariocas bateram os paulistas por 1 a 0 em partida da troca de faixas dos campeões da Copa Libertadores e da Copa do Brasil.
Com o resultado, o Tricolor carioca chegou aos 50 pontos, enquanto a equipe do Morumbi soma 46. Os dois chegaram aos 34 jogos. O Flu, matematicamente, se livrou do risco de rebaixamento, enquanto o São Paulo tem risco remoto de cair.
Jogo das faixas
Antes de começar o confronto no Maracanã, Fluminense e São Paulo trocaram faixas de campeão. Os paulistas colocaram a faixa de campeão da Copa Libertadores, enquanto os cariocas contemplaram o Tricolor Paulista com a faixa de campeão da Copa do Brasil. O que parecia que seria um jogo festivo mudou totalmente quando a bola rolou.
E a paz?
O que se viu no primeiro tempo foi um jogo extremamente nervoso, parecendo final de campeonato. Para se ter ideia, ainda na primeira etapa, o árbitro distribuiu sete cartões em 25 minutos. O fim da etapa inicial ainda marcou uma severa discussão entre Marcelo e Diego Costa.
Neves expulso
Gabi Neves acabou recebendo o cartão vermelho. Após entrada em Thiago Santos, o uruguaio foi advertido com o amarelo, mas o VAR alertou o árbitro de campo, que após olhar o monitor, mudou sua decisão e expulsou o camisa 25, logo na metade do primeiro tempo.
Artilheiro conta com a sorte
Depois de um primeiro tempo morno e com muitas faltas, o segundo tempo começou com um Fluminense pressionando, aproveitando a vantagem numérica. E quem tem Cano, sabe que tem gol. Em chute despretensioso de fora da área, o camisa 14 contou com desvio em Rafinha para abrir o marcador no Maracanã.
Depois de 15 dias sem entrar em campo, o artilheiro voltou a balançar as redes, chegou aos seu oitavo gol na Série A deste ano, seu gol de número 38 na temporada, além de ser o 48º com a camisa tricolor no Maracanã.
Choro de Samuel Xavier
Na segunda etapa, Samuel Xavier deixou o campo aos prantos após sentir um problema muscular. O camisa 2, nitidamente, entrou em desespero imaginando que pode ficar fora do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, na Arábia Saudita, que o Tricolor Carioca vai disputar.
São Paulo segue sem vencer fora de casa
Faltando quatro rodadas para o final do Brasileiro, após 17 jogos como visitante, o São Paulo ainda não sabe o que é vencer longe do Morumbi. O Tricolor Paulista é o segundo pior visitante do torneio, na frente somente do América.
Próximos jogos
O Fluminense receberá o Coritiba no sábado (25), às 21h30 (de Brasília), novamente no Maracanã. O duelo será válido pela 35ª rodada do torneio.
Ainda com chances remotíssimas de ser rebaixado, o São Paulo jogará no Morumbi, no domingo (26), às 18h30 (de Brasília), contra o Cuiabá. Aos paulistas, uma simples vitória em quatro jogos acaba com o risco de jogar a Série B.
Fluminense 1x0 São Paulo
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier (Guga), David Braz (Lelê), Thiago Santos (André) e Marcelo (Diogo Barbosa); Martinelli, Alexsander, Lima e Paulo Henrique Ganso; Yony Gonzalez (Leo Fernández) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
São Paulo
Rafael; Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Wellington; Pablo Maia (Talles Wander), Gabi Neves, Alisson (Talles Costa) e Luciano (Erison); Juan (Nathan) e David (William Gomes). Técnico: Dorival Júnior
Gols: Cano (8 min 2ºT) para o Fluminense
Cartões amarelos: Marcelo, Ganso, Cano, Alexsander e Martinelli (FLU); Beraldo, Diego Costa, Rafinha, David e Nathan (SÃO)
Cartão Vermelho: Gabi Neves (26 min 1ºT) do São Paulo
Renda e público: R$ 1.659.302,00/44.694 pagantes
Data e horário: Quarta-feira 22 de novembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Motivo: Jogo válido pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Árbitro: André Luiz Policarpo Bento (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Danilo Nobre Bins (RS)