O Fluminense entra em campo nesta terça-feira (1), às 19h (de Brasília), no Estádio Diego Armando Maradona, para iniciar sua caminhada nas oitavas de final da Copa Libertadores contra o Argentinos Juniors-ARG, um velho conhecido tricolor. Porém, o Flu busca chegar pela quarta vez na história entre os oito melhores da América.
Além disso, o Tricolor enfrentou argentinos em mata-mata da competição em duas oportunidades, e as duas contra o Boca Juniors-ARG. Em uma oportunidade, o Flu avançou, enquanto na outra foi eliminado. Se passar, os argentinos serão os grandes ‘fregueses’ do Fluminense.
Até hoje, os paraguaios foram quem mais tiraram o clube da competição. O Olímpia, em duas oportunidades, e o Libertad, em uma, já eliminaram o Tricolor. Em seguida vem equatorianos, com LDU e Barcelona. Em 1971 e 1985, o clube carioca sequer avançou de fase.
E em 1985, o Argentinos Juniors esteve no mesmo grupo do Tricolor, assim como em 2011. No primeiro ano, foram duas derrotas diante dos argentinos, enquanto no outro um empate e uma vitória para o Fluminense.
O melhor desempenho da equipe tricolor em uma edição da Copa Libertadores aconteceu em 2008, quando chegou na final do torneio, perdendo para a LDU, depois de eliminar Atlético Nacional-COL, São Paulo e Boca Juniors-ARG.
Na atual edição, o Fluminense ficou com a primeira posição do Grupo D, com dez pontos conquistados. A equipe venceu no Rio de Janeiro, River Plate-ARG e The Strongest-BOL, além de empatar com o Sporting Cristal-PER. Fora, venceu os peruanos e perdeu para os outros dois.