A exclusiva Ferrari Enzo, do piloto Fernando Alonso, será repassada para um novo dono pela Monaco Car Auctions, casa responsável pela venda. Esta, que é a primeira de apenas 400 unidades totais fabricadas em todo mundo, foi adquirida por 5,4 milhões de euros. Convertido, o valor ultrapassa R$ 28,5 milhões.
Além de ser a primeira unidade (certificada pela Ferrari Classiche) a ser produzida e pertencer à coleção particular do bicampeão espanhol, a Ferrari também se destaca pela baixa quilometragem: são somente 4.800 quilômetros rodados. Alonso se tornou dono do carro em 2011, quando ainda fazia parte da equipe da F1 da marca.
O carro veio com uma surpresa para o comprador: o piloto gravou uma mensagem, em vídeo, especial para os novos proprietários e falou sobre a importância do modelo exclusivo. “Significa muito para mim. Eu me diverti muito com o carro, é uma obra de arte mágica”, disse, antes de incentivar a “cuidar do carro e aproveitá-lo”.
O V12, motor da Ferrari Enzo, conta com 650 cavalos de potência e pode atingir 100km/h em apenas três segundos. O modelo é uma homenagem ao fundador da marca. Além disso, foi idealizada em comemoração ao primeiro título de F1 da Ferrari no novo século, conquistado por Michael Schumacher (presenteado com uma unidade).