Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Família diz que doou córneas de Luana Andrade para duas adolescentes: ‘voltaram a enxergar’

Mãe da modelo fez relato emocionante sobre a doação de córneas da filha

Luciana Andrade e a filha, Luana Andrade

Luciana Andrade e a filha, Luana Andrade

Reprodução | Redes sociais

Luciana Andrade, mãe de Luana Andrade, revelou que as córneas da filha foram doadas para duas adolescentes que voltaram a enxergar após o procedimento. A revelação foi feita em entrevista ao “Fantástico”, da TV Globo, nesse domingo (13). A assistente de palco do “Domingo Legal”, do SBT, morreu aos 29 anos após realizar um procedimento estético e sofrer uma embolia pulmonar maciça.

“A médica da UTI veio e falou: ‘olha, a sua filha fez com que duas adolescentes voltassem a enxergar”, recorda Luciana. Além dela, o empresário João Hadad também participou do dominical e relembrou o momento. “Este foi um momento muito emocionante, todos os médicos se emocionaram junto”, disse.

Luciana finaliza: “Eu só vou falar uma coisa: ‘Que essas jovens consigam enxergar vida, como a minha filha enxergava’. Eu aprendi com minha filha. Se eu sou uma pessoa melhor, eu aprendi com ela.”

Ainda ao “Fantástico”, João e Luciana falaram sobre o dia em que Luana foi submetida ao procedimento. Segundo ele, antes de fazer a cirurgia, Luana fez uma longa pesquisa. “Todos os exames que ela precisava fazer, ela fez e chegou a tempo”, relatou. “Vocês não têm noção do quanto era ela cautelosa”, pontua a mãe.

Após passar duas horas de cirurgia, ele e a sogra subiram para ver como estava Luana. “E aí quando a gente subiu no andar, eu já comecei a sentir um clima um pouco estranho das pessoas”, recorda. “E aí deu uma coisa em mim”, emenda Luciana.

A causa da morte da modelo foi embolia pulmonar maciça. Naquele dia, ela sofreu quatro paradas cardíacas e não resistiu. “Não houve questionamentos da minha parte [sobre a equipe médica]. O que me passaram, o que eu percebi, é que foi uma fatalidade. Não dá para explicar. De uma coisa a gente tem certeza e a gente concorda: a Luana foi muito em paz”, comentou. Ele acrescenta: “Luana foi muito em paz.”

Homenagem

Luana foi homenageada por Celso Portiolli neste “Domingo Legal”. O programa - que já havia sido gravado anteriormente - é o último com participação da assistente de palco. “Infelizmente, jamais poderíamos imaginar o que aconteceria na terça-feira, dia 7 de novembro. Perdemos a Luana Andrade. Uma menina de 29 anos com uma vida inteira pela frente”, anunciou o apresentador.

“Luana começou a sua história com a gente aqui [no SBT] no dia 30 de abril de 2023", relembrou Portiolli antes da reexibição do trecho de apresentação de Luana no quadro “Passa e Repassa”. Antes de entrar para o elenco do SBT, Luana participou da edição de 2022 do reality “Power Couple”, da Record.

Com informações de Maria Clara Lacerda

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais