Ouvindo...

Beatles fazem postagem enigmática e fãs se animam para lançamento de nova música

Perfis publicaram um vídeo de uma fita cassete nas redes sociais e enviaram uma ‘contagem regressiva’ para o e-mail dos fãs; canção inédita terá ‘apoio’ de inteligência artificial

Últimas músicas inéditas dos Beatles foram lançadas em 1995

Os perfis oficiais dos The Beatles nas redes sociais fizeram uma publicação enigmática nesta quarta-feira (25) que animou os milhões de fãs em todo o mundo. O post, que traz uma fita cassete rodando, foi interpretado como um sinal de que a nova música da banda, p roduzida com a ajuda de inteligência artificial, está prestes a ser lançada.

A publicação traz um vídeo, sem som, com uma fita cassete rodando. Na legenda, apenas o endereço do site da banda. Os fãs que acessaram o site foram orientados a digitarem um endereço de e-mail e, pouco depois, receberam uma “contagem regressiva” com mais uma foto da enigmática fita cassete. O prazo de 24 horas da contagem regressiva termina na manhã desta quinta-feira (26).

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

As últimas músicas inéditas dos Beatles, “Free As A Bird” e “Real Love”, foram lançadas entre 1995 e 1996 durante o projeto Anthology e foram muito bem recebidas pelo público. “Free As a Bird” foi premiada com o Grammy de Melhor Performance Pop por Dupla ou Grupo. As duas músicas foram produzidas por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr a partir de fitas cassetes que foram gravadas em 1977 por John Lennon, mas não foram lançadas. A fita cassete da publicação dos Beatles seria, inclusive, uma referência à origem da música.

As notícias sobre uma nova música dos Beatles, que deve se chamar “Now and Then”, surgiram após uma entrevista do baixista Paul McCartney, em que ele revelou que contou com a ajuda de uma inteligência artificial para produzir a “canção final” da banda. Após certa polêmica, ele e xplicou que a canção estava entre as demos deixadas por Lennon e lançadas pela banda nos anos 1990, mas que não foi lançada na época já que a gravação era de baixa qualidade e a tecnologia disponível não permitia uma limpeza do som. Agora, uma inteligência artificial foi capaz de reduzir os ruídos e deixar o som mais nítido.

A nova música dos Beatles já aparece nos registros da American Society of Composers, Authors and Publishers (Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores, em inglês ASCAP). “Now And Then (versão dos Beatles)” aparece creditada a John, Paul, George e Ringo. Ou seja, ao que tudo indica, a música está prestes a ser lançada.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.