Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Emoção, afetividade e comidas de casa: Masterchef 10 coroa novo cozinheiro amador

Wilton e Ana Carolina apresentaram menus para os chefs Helena Rizzo, Rodrigo Oliveira e Erick Jacquin

A décima edição do Masterchef chegou ao fim na noite desta terça-feira (12), Wilton e Ana Carolina entraram pela última vez na cozinha mais amada do Brasil para apresentar um menu para os chefs Helena Rizzo, Rodrigo Oliveira e Erick Jacquin. A body piercer Ana Carolina foi a grande vencedora da competição culinária amadora.

Apresentando pratos que representavam não só a trajetória no programa, mas na vida, a paulistana apresentou o menu “Que Nunca Nos Falte” com bolinho de arroz, rabada e sorvete de erva doce e limão siciliano. A simplicidade, afetividade e o tempero caseiro foram marcas da vencedora em todas as provas do programa. Moradora da periferia e mãe de Ravi, Ana sempre ressaltou como a mãe Joanice foi uma inspiração para se interessar pela cozinha.

“No MasterChef, fiz coisas que eu achava que não era capaz. Fiz com que outras mulheres tirassem seus sonhos da gaveta. Para alguém que vem de onde vim, estar aqui, hoje, é muito importante”, disse a grande vencedora em entrevista à Band.

Já Wilton, também finalista da décima edição, escolheu fazer uma releitura de receitas marcantes durante a trajetória dele no programa, como a icônica coxinha da mãe, Rita, que garantiu o acesso à competição. Durante a exibição do programa, a família lembrou que Wilton é super estudioso e se debruçava em livros para aprender mais sobre processos e pratos.

Em entrevista à Band, o pai de Wilton disse que a família é a primeira a provar e julgar as invenções do paulista de Martinópolis. “Nós somos os chefs [particulares] dele, que se preocupa em saber a nossa opinião. Na pandemia, toda segunda-feira ele cozinhava algo e postava um vídeo. Nós estamos aqui vivendo um sonho, mas ele está vivendo o objetivo dele”, reforçou o pai.


Volta Fogaça?

Além dos três chefs, a final do Masterchef recebeu a visita de Henrique Fogaça, jurado durante os dez últimos anos do programa. O jurado se ausentou desta temporada do programa por “questões pessoais”. À época, portais apontaram que a saída se dava por uma exaustão com o ritmo de trabalho e uma vontade de passar mais tempo com a família.

Essa foi a primeira vez que o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, foi jurado oficial do Masterchef. Ele foi o cozinheiro que mais participou como convidado do programa com presenças nas temporadas de amadores, profissionais, júnior e A Revanche.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas, é repórter da Itatiaia desde abril de 2023, na equipe de redes sociais. Já passou pela redação do jornal Estado de Minas, tem experiência principalmente em vídeos, podcasts e reportagens multimídia.
Leia mais