Ouvindo...

Maíra Cardi tem geladeira exposta por programa de TV e ultraprocessados chamam atenção

Celso Portiolli e humoristas exibiram produto na geladeira da coach fitness; nutricionista explica o que são alimentos ultraprocessados e os riscos

Geladeira de Maíra Cardi foi exposta por programa de TV

A coach fitness Maíra Cardi, de 40 anos, participou do quadro “De quem é essa mansão?” do programa Domingo Legal, no SBT, exibido no domingo passado (3). Na ocasião, Celso Portiolli exibiu os cômodos da mansão da influenciadora - avaliada em mais de R$ 16 milhões - em meio a uma área de mata. No entanto, não foram só os quadros, os cômodos enormes e os móveis que chamaram atenção. Ao entrar na cozinha da esposa de Thiago Nigro, a geladeira foi aberta e, dentro dela, foi possível ver alguns molhos, dentre eles, ketchup e mostarda.

Apesar de zero açúcar, os ingredientes que compõem o ketchup, incluindo aromatizantes e conservantes, fazem dele um ultraprocessado. A marca do produto, em questão, destaca que ele possui: “tomate, vinagre, sal, amido, aromatizante, acidulante ácido cítrico, conservador sorbato de potássio e edulcorante sucralose”.

“Alimentos ultraprocessados são aqueles alimentos que passaram por maior processamento industrial. No geral, possuem alta adição de açúcares, gorduras, substâncias sintetizadas em laboratório e, principalmente, conservantes”, destaca a nutricionista Thatiane Marques, que é especialista em emagrecimento e nutrição esportiva funcional.

De acordo com ela, esses alimentos são ricos em “em gorduras, sódio, açúcar e outras substâncias não saudáveis”, desta forma, “favorecem ao acúmulo de gordura”. Conforme a nutricionista, em excesso, esses alimentos podem contribuir para o desenvolvimento de algumas patologias. Dentre elas, “diabetes, hipertensão, obesidade e diversos tipos de cânceres”.

Leia também:

Por isso, a nutricionista recomenda ler os ingredientes, além do que é exibido com destaque no rótulo. “Essa lista, geralmente, fica na parte de trás e em letras pequenas. Observe se na lista estiver escrito ingredientes ou substâncias com nomes ‘estranhos’, que você não conhece ou que não utiliza em sua cozinha, com certeza é um produto ultraprocessado. Alguns desses nomes são: extratos, xaropes, amidos, gorduras isoladas, corantes, aromatizantes, espessantes, umectantes e outros”, orienta a nutricionista.

“Um ponto interessante da lista é que os ingredientes são colocados de forma decrescente em termos de quantidade, ou seja, o primeiro nome que aparece é o ingrediente em maior quantidade no produto. Por exemplo: se um alimento começa sua lista com açúcar, tenha certeza que a maior parte desse produto é composto por esse ingrediente, ou seja, é melhor evitar”, recomenda.

‘Sabe fazer dinheiro com facilidade’

Durante participação no programa, Maíra declarou em bate-papo com Celso Portiolli que se tratando de finanças, Thiago Nigro, seu marido, “é o melhor do Brasil e o segundo no mundo”. A coach também ironizou que o casamento deles é por “interesse”.

“É 100% de interesse [risos]. Ele não conseguia emagrecer. Eu não conseguia entender sobre aplicar e multiplicar“, destacou. “Eu faço dinheiro com uma facilidade enorme, mas o tal do aplicar e multiplicar não é meu forte. Eu tentei entender, não entendi. Ele tentou emagrecer… Aí falei: ‘Vamos casar?’ Eu cuido de você e você cuida de mim. Super interesse“, brincou.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.