Você sabia que Mussum defendeu as mulheres trans na década de 1980? Em 1986, o humorista lançou o samba “Grande Gerê”. Composta por Noca da Portela e Toninho Nascimento, a música conta a história de Geremias, um rapaz que tinha tudo mas era muito infeliz.
Um dia, ele decide ir pra Paris, coloca silicone, ganha busto e quadris. “Mais bonito e mais corado, desfilando seu gingado com ar de imperatriz, Geremias agora é mais feliz!”, celebra Mussum. Na época, a modelo trans Roberta Close, eleita uma das mulheres mais bonitas do Brasil, já tinha posado nua na Playboy e ganhado uma música de Erasmo Carlos.
Antes de se tornar um dos comediantes mais amados do Brasil, formando com Didi, Dedé e Zacarias o quarteto Os Trapalhões, Mussum começou a carreira na música, tocando reco-reco no grupo Os Originais do Samba.
Foi com os Originais que ele gravou, em 1975, o impagável samba “A Dona do Primeiro Andar”, que fez grande sucesso graças ao trocadilho do refrão, que diz: “estou apaixonado, apaixonado estou/ pela dona do primeiro andar/ pela dona do primeiro andar/ pela dona do primeiro andar/ pela dona do primeiro andar…”.
O grupo também logrou êxito comercial com “Cadê Teresa?”, de Jorge Ben, “Esperanças Perdidas”, mais conhecida como “A Corda e a Caçamba”, “Do Lado Direito da Rua Direita”, e muitas outras. Já consagrado com Os Trapalhões, Mussum gravou discos solo, compôs com João Nogueira, cantou com Alcione, brincou com o estilista Clodovil no samba “Alô Judite”, e realizou um dueto inesquecível com Chico Anysio na música “Rio Antigo”.
Foi justamente Chico Anysio quem incentivou Mussum a usar a terminação em “s” ao fim de suas frases, criando bordões como “cacildis”. Já o apelido do humorista foi dado pelo ator Grande Otelo, que considerava Mussum escorregadio como esse peixe típico da América do Sul.
Quem quiser conhecer mais da vida do comediante Mussum, a dica é assistir “Mussum, o Filmis”, eleito o melhor filme no Festival de Cinema de Gramado, com Aílton Graça no papel do protagonista e estreia nos cinemas de todo o Brasil no próximo dia 5 de outubro.