Ouvindo...

Preta Gil tem boletim médico atualizado após cirurgia para retirada de tumor

Cantora passou pelo procedimento na quarta-feira (16) e, até então, nenhuma previsão de alta foi divulgada

Francisco Gil e a mãe, Preta Gil

Preta Gil, de 49 anos, teve seu quadro de saúde atualizado na noite dessa quinta-feira (17) pelo Hospital Sírio-Libanês, onde ela realizou a cirurgia para retirada do tumor cancerígeno no reto. A cantora segue em recuperação na unidade e, até então, sem previsão de alta.

“A cirurgia transcorreu sem intercorrências e, no momento, encontra-se acordada, em bom estado geral, com parâmetros clínicos normais, em cuidados pós-operatórios em Unidade de Terapia Intensiva. Segue em acompanhamentos pelas equipes do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Dra. Roberta Saretta, do Dr. Frederico Jose Ribeiro Teixeira Junior, da Dra. Fernanda Cunha Capareli e do Dr. Fernando Freira de Arruda”, diz parte da nota.

Na manhã de quarta (16), Preta Gil avisou nas redes sociais que estava indo para o bloco cirúrgico. Na ocasião, a artista revelou que estava “cercada de amor” em foto postada ao lado do filho, Francisco Gil, e recebeu mensagens de carinho de famosos e fãs.

“Estou indo agora fazer a cirurgia pra retirar o tumor. Estou aqui cercada de amor, com meu filho Francisco Gil ao meu lado e tantos amigos e familiares, estou grata e calma, muito confiante nos médicos, já Deus certo, receberei a energia e vibrações positivas de vocês, orem por mim”, escreveu.

Preta foi submetida a sessões de quimioterapia e radioterapia para reduzir o tumor. Durante a comemoração da última sessão, a artista já havia anunciado que teria “dois meses de pausa” até ser operada. “A cirurgia e a cura virão”, escreveu em postagem.

Leia também:

Descoberta e sintomas

Preta revelou que estava com câncer no intestino no dia 10 de janeiro de 2023, após ter ficado seis dias internada em uma clínica no Rio de Janeiro. Ao “Mais Você", a cantora explicou que teve seis meses de prisão de ventre e ficou dez dias sem ir ao banheiro. Mesmo assim, ela não procurou ajuda médica. “Quando eu fazia as fezes, ela tinha sangue, muco e um formato diferente. É importantíssimo nós olharmos nossas vezes. Ela ficou achatada, olhava aquilo e achava normal”, contou. “Como o câncer é no reto, ele impede a passagem. Então elas saem achatadas”, esclarece.

Além dos sintomas, Preta teve “picos de pressão alta” e “muita dor de cabeça”. “O diagnóstico foi uma cefaleia. Acordei numa quinta e, quando fui andar até o banheiro, senti escorrer sangue das minhas pernas. Era muito sangue. Tive um desmaio, me levaram às pressas para o hospital, médicos pediram exames, tomografia. Na primeira, apareceu um tumor de seis centímetros”, relembra.

Ela conta que não tinha feito exame de colonoscopia - que visualiza o intestino - e alerta que todo mundo aos 45 anos deve fazer. “Não espere passar mal, sentir alguma coisa”, destaca. Sobre o tumor, ela completa: “a parte maligna dele é um pólipo pequeno, no meio dele, como se fosse uma carne”.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.