O empate do Cruzeiro em 0 a 0 com o Botafogo, neste domingo (3), no estádio Nilton Santos, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, garantiu o clube na Série A no ano que vem. Mas, o que o time celeste precisa para se classificar à Copa Sul-Americana de 2024?
Ao somar um ponto contra o Botafogo, o Cruzeiro chegou aos 46, e está na 14ª colocação, na zona de classificação à Sul-Americana.
O Cruzeiro não disputa uma competição internacional há quatro anos. A última vez foi em 2019, quando participou da Copa Libertadores da América, e foi eliminado nas quartas de final, para o River Plate-ARG.
Veja cenários para ir à Sul-Americana
Vitória
Uma vitória do Cruzeiro sobre o Palmeiras na última rodada, no Mineirão, na próxima quarta-feira (6), às 21h30, faria o clube celeste chegar aos 49 pontos. Dessa forma, a Raposa sacramentaria sua ida à Sul-Americana de 2024.
O Santos, única equipe que pode tirar vaga do Cruzeiro na competição internacional, tem 43 pontos e só poderia chegar aos 46. Isso, caso vença o Fortaleza, na 38ª rodada, na Vila Belmiro. O Peixe ainda luta contra o rebaixamento.
Empate
O Cruzeiro se garante na Copa Sul-Americana com um empate. Somando um ponto contra o Palmeiras na última rodada do Campeonato Brasileiro, a vaga será do time celeste, que chegaria aos 47 pontos. O Santos só pode chegar aos 46.
Derrota
Até mesmo uma derrota para o Palmeiras pode garantir o Cruzeiro na Sul-Americana de 2024. Para isso, o time celeste teria que torcer para o Santos não vencer o Fortaleza na última rodada.
Se o Santos vencer o Fortaleza e o Cruzeiro perder para o Palmeiras, o Peixe seria o classificado à Sul-Americana nos critérios de desempate (número de vitórias)