Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Como mandante, Cruzeiro jogará sem público por punição após quase duas décadas

Time repetirá situação ocorrida em 2006 também pelo Brasileirão

Independência, de portões vazios, recebeu Cruzeiro x Fortaleza em 2006

O Cruzeiro receberá o Vasco nesta quarta-feira (22), às 19h (de Brasília), no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, sem a presença da torcida. Será a primeira vez em 17 anos que o time estrelado não poderá contar com torcedores devido a uma punição.

A punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em 2023 ocorreu após briga e invasão de campo na Vila Capanema, em Curitiba, na derrota do Cruzeiro por 1 a 0, no último dia 10. A situação repete o que a equipe celeste viveu na temporada de 2006.

A partida diante do Fortaleza, pela 29ª rodada do Brasileirão daquele ano, ocorreu de portões fechados no velho Independência, em BH. O Cruzeiro foi punido pelo STJD por arremesso de uma pilha no jogo anterior como mandante (vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras).

O compromisso diante dos nordestinos foi no dia 14 de outubro. A partida terminou empatada por 0 a 0. Naquele ano, a Raposa terminou o Brasileirão na 10ª posição com 53 pontos em 38 jogos.

O período mais recente de jogos sem a presença da torcida não foi em função de punição. Na esteira das ações de combate ao Coronavírus, o time realizou 44 jogos com portões fechados durante a pandemia.

Antes mesmo de ser julgado pelo STJD, o Cruzeiro recebeu uma punição preventiva e terá que jogar com portões fechados nas partidas como mandante nesta reta final de Campeonato Brasileiro. A torcida celeste também não poderá comparecer nas partidas como visitante.

Com 40 pontos, o Cruzeiro é o 16ºcolocado da Série A. Além do jogo contra o Vasco, o time celeste medirá forças com Goiás (fora), Athletico-PR (em casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (em casa).

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.