Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Após dois anos, Cruzeiro volta a jogar com portões fechados; relembre desempenho

Cruzeiro passou pelo período pandêmico sem a presença da torcida

Fábio ainda era atleta do Cruzeiro em período pandêmico

Fábio ainda era atleta do Cruzeiro em período pandêmico

Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro terá, diante do Vasco, na próxima quarta-feira (22), às 19h (de Brasília), no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, o prejuízo de jogar sem o apoio de sua torcida. O clube foi punido pelos incidentes na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, no último dia 10, na Vila Capanema, em Curitiba. Desde o período da pandemia, o time celeste não conviva com essa situação.

Entre os anos de 2020 e 2021, por medidas de segurança e combate ao coronavírus, as partidas de futebol ocorreram sem a presença da torcida. Além do Mineiro, o Cruzeiro disputava a Série B e também a Copa do Brasil. No total, foram 44 partidas sem a presença do torcedor.

O desempenho celeste não encheu os olhos. O time somou 13 vitórias, 14 empates e 17 derrotas e conquistou 40% dos pontos possíveis. O Cruzeiro vivia, à época, reflexos do pior momento da sua história, com grave crise financeira provocada pelas gestões anteriores e o rebaixamento em 2019.

O time contava com baixo orçamento em função da crise institucional vivida desde a queda à Série B. A última partida sem a presença de público foi o empate por 1 a 1 diante do Sampaio Corrêa, no Independência, em Belo Horizonte, pela 18ª rodada da Série B de 2021.

Ainda em 2021, a presença da torcida foi permitida, mas o Cruzeiro não conquistou o acesso. A sintonia entre o Cruzeiro e seu torcedor foi reestabelecida em 2022. Em média, foram 31.027 presentes em 28 jogos como mandante no time campeão da Série B.

Antes mesmo de ser julgado pelo STJD, o Cruzeiro recebeu uma punição preventiva e terá que jogar com portões fechados nas partidas como mandante nesta reta final de Campeonato Brasileiro. A torcida celeste também não poderá comparecer nas partidas como visitante.

Com 40 pontos, o Cruzeiro é o 16ºcolocado da Série A. Além do jogo contra o Vasco na próxima quarta-feira, às 19h, no Mineirão, o time celeste medirá forças com Goiás (fora), Athletico-PR (em casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (em casa).

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais