Depois de vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza no último sábado (18), no Castelão, na capital do Ceará, em jogo atrasado da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro voltou aos trabalhos. A equipe se reapresentou na manhã desta segunda-feira (20) na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, após uma semana isolada de trabalhos em Itu, em São Paulo, e já mira a próxima partida.
Titular na vitória sobre o Fortaleza, o meia Mateus Vital deixou a partida com fortes dores no ombro direito, após choque com o zagueiro Titi. Apesar disso, o meio-campista participou normalmente das atividades desta segunda, junto dos demais jogadores que estão fora do departamento médico. Ele ainda será reavaliado.
Desfalques na partida contra o Leão do Pici, ambos por suspensão, o zagueiro Neris e o volante Matheus Jussa, ambos titulares até então, também participaram dos trabalhos e estão aptos para jogo contra o Vasco. A partida será às 19h de quarta-feira (22).

Os times se enfrentarão no Mineirão, em BH, em partida atrasada da 33ª rodada do Brasileirão. O jogo, contudo, não contará com torcida, já que o Cruzeiro está punido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJD).
A punição se deu por uma invasão de torcedores do Cruzeiro em campo seguida de briga com a torcida do Coritiba. O caso ocorreu no penúltimo jogo, em 11 de novembro (sábado), na derrota por 1 a 0, na Vila Capanema, em Curitiba, pela 34ª rodada. A partida foi a última de Zé Ricardo no comando celeste.
Itu?
O Cruzeiro foi para Itu em meio à semana conturbada. O técnico Zé Ricardo foi demitido em 12 de novembro, e o diretor técnico Paulo Autuori assumiu interinamente como treinador principal até o fim do ano, com anúncio e entrevista coletiva na cidade paulista.
Wesley
O atacante Wesley, que ficou de fora da lista de relacionados para a partida contra o Fortaleza por opção técnica segundo o Cruzeiro, foi a campo normalmente nos trabalhos desta segunda. Segundo apuração da Itatiaia, o jogador foi barrado da viagem a Fortaleza por questionar a condição atual de reserva, o que desagradou os integrantes da comissão técnica celeste.
Em entrevista antes do jogo no Castelão, Autuori falou a respeito da ausência de Wesley na viagem. O treinador preferiu adotar um discurso pacificador ao explicar a ausência do atacante.
“Não houve nada. É decisão nossa em relação ao jogo, ao que se passa emocionalmente. É um jogador que contamos muito, e neste momento não podemos nos dar ao luxo de não ter jogadores. Qualquer um que seja”, explicou, em entrevista ao Premiere.
Departamento médico
O Cruzeiro segue com o volante Lucas Silva no departamento médico. O jogador, titular, teve constatada lesão no joelho esquerdo em meio à derrota para o Coxa. O meio-campista passa por tratamento conservador no DM.
Cruzeiro x Vasco
O duelo de quarta diz respeito à briga contra o rebaixamento para a Série B de 2024. O Cruzeiro é o 16º, sendo o primeiro fora do Z4, com 40 pontos. Já o Vasco é logo o 15º, com a mesma pontuação.