Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro tem campanha melhor ou pior que em 2019? Veja números

Time celeste busca se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro em 2023

Cruzeiro busca se distanciar da zona de rebaixamento do Brasileirão

Pressionado pela sequência ruim de resultados no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro quer retomar o caminho das vitórias para se afastar da zona de rebaixamento. Com 26 pontos, o time celeste tem cinco de vantagem para o Santos, que abre o Z4 da competição. Em 2019, o cenário era ainda mais preocupante.

Na 12ª colocação, a equipe cruzeirense já somou seis vitórias, oito empates e outras oito derrotas no Brasileirão deste ano. Em 2023, o aproveitamento é de 39% na divisão de elite do futebol nacional.

Sem vencer há oito rodadas, o Cruzeiro vem de cinco empates e três derrotas após um início de Série A acima das expectativas da torcida. Contudo, por causa da brusca queda de rendimento, o técnico Pepa acabou demitido na última terça-feira (29).

Atual campanha é melhor que a de 2019?

No comparativo feito até a 22ª rodada, a campanha do Cruzeiro em 2023 é bem superior à de 2019, ano em que o clube foi rebaixado pela única vez.

Naquela temporada, impactado pelas investigações policiais fora do campo e pela turbulência no vestiário, o Cruzeiro tinha somente 19 pontos. Àquela altura, o time tinha 19 pontos, com quatro vitórias, sete empates e 11 derrotas, um aproveitamento de 28,7%.

Campanha do Cruzeiro é melhor que a de 2011?

Já na comparação com 2011, ano em que o Cruzeiro se salvou do rebaixamento com a goleada de 6 a 1 sobre o Atlético, na 38ª rodada, o clube tinha um aproveitamento melhor do que em 2023. Porém, estava na 14ª colocação na tabela, com oito vitórias, quatro empates e 10 derrotas. Os números apontavam 42,4% de rendimento.

Meta de Ronaldo para a campanha do Cruzeiro

No segundo turno, o Cruzeiro busca uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana. Segundo projeção feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após 22 rodadas, o clube tem 35,4% de chance de ir à competição continental em 2024.

Em 25 de abril, em um programa de TV, Ronaldo revelou que a gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) traçou 53 pontos como meta a ser atingida. Como fez 24 no primeiro turno, o Cruzeiro precisa fazer, portanto, 29 pontos na segunda parte do Brasileirão.

No primeiro turno, o Cruzeiro conquistou seis vitórias, seis empates e outras sete derrotas, um aproveitamento de 42,1%.

Próximo jogo do Cruzeiro

Na quinta-feira (14), às 19h (de Brasília), o Cruzeiro enfrentará o Santos, na Vila Belmiro. O duelo será válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.