Sem vencer há sete partidas e em busca de um treinador após a saída de Pepa, o Cruzeiro sofre com a falta de gols nos últimos jogos. O problema é um reflexo dos números individuais dos atacantes do clube celeste. Artilheiro da equipe na temporada, Bruno Rodrigues tem apenas oito gols.
Dentre os maiores marcadores de todas as 20 equipes que disputam a Série A em 2023, ele é último colocado no quesito. Apenas Nicolas, que segue sendo artilheiro do Goiás mesmo após deixar o time goiano rumo ao Fortaleza em abril, tem o mesmo número de tentos anotados.
Como efeito de comparação, Cano, o líder da lista, já fez 31 gols pelo Fluminense em 2023. O número é quase quatro vezes superior em relação à marca do artilheiro cruzeirense.
O fato de ter Bruno Rodrigues como maior goleador na temporada escancara um problema vivido pelo Cruzeiro na temporada. Ele atua na maioria das vezes aberto pelo lado do campo. Gilberto, por exemplo, é centroavante de ofício e foi contrato justamente para empurrar a bola para o fundo das redes.
Outra tentativa da diretoria, Henrique Dourado também não conseguiu se firmar e já deixou o clube celeste. Rafael Elias, o Papagaio, marcou contra o Corinthians e pode ser uma esperança para a sequência do ano.
Artilheiros de cada time da Série A na temporada
Fluminense: Cano 31 gols
Flamengo: Pedro 27 gols
Botafogo: Tiquinho 25 gols
Atlético: Hulk 22 gols
Corinthians: Róger Guedes 21 gols
Athletico-PR: Vitor Roque 19 gols
Fortaleza: Lucero 18 gols
Grêmio: Suárez 17 gols
Santos: Marcos Leonardo 16 gols
Palmeiras: Raphael Veiga 16 gols
América: Mastriani 14 gols
Bahia: Everaldo 14 gols
Coritiba: Alef Manga 13 gols
Cuiabá: Deyverson 13 gols
Internacional: Alan Patrick 11 gols
Bragantino: Sasha 11 gols
São Paulo: Luciano e Calleri 10 gols
Vasco: Gabriel Pec 9 gols
Goiás: Nicolas 8 gols
Cruzeiro: Bruno Rodrigues 8 gols