Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Helibelton Palacios será o 9º colombiano a vestir a camisa do Cruzeiro

Palacios foi anunciado pelo Cruzeiro nesta segunda-feira (19) e o contrato do jogador terá validade até dezembro de 2025

Helibelton Palacios será o 69º estrangeiro a vestir a camisa do Cruzeiro

A chegada de Helibelton Palacios ao Cruzeiro vai incorporar mais um colombiano à história do clube. O polivalente defensor, que atua tanto como lateral-direito quanto zagueiro, será o nono jogador da Colômbia a vestir o manto estrelado.

Antes de Palacios, que tem 30 anos, outros oito atletas da Colômbia passaram pela Raposa. São eles: Alexander Viveros, Aristizábal, Orejuela, Rincón, Reina, Riascos, Diego Arias e Iván Angulo.

No geral, somando todos os atletas de nacionalidade colombiana no Cruzeiro, foram 197 jogos e 38 gols.

A Colômbia é o terceiro país, sem contar o Brasil, com o maior número de jogadores na história do Cruzeiro. A Argentina registra 15 atletas, o Uruguai soma 13, o Paraguai, seis, quatro equatorianos, quatro chilenos, três camaroneses, dois bolivianos, um espanhol, um italiano, um francês, um peruano, um alemão e um venezuelano.

Gringos no Cruzeiro

O Cruzeiro, contando com Helibelton Palacios, somará 69 jogadores estrangeiros em sua história, incluindo jogadores da base. O gringo com mais jogos pelo clube é o argentino Ariel Cabral, que fez 200 jogos e marcou quatro gols entre 2015 e 2021.

Entre 1974 e 2018, o argentino Roberto Perfumo foi quem ocupou o posto de estrangeiro com o maior número de jogos no Cruzeiro (141). Essa marca foi quebrada duas vezes entre 2018 e 2021, primeiro com o uruguaio De Arrascaeta (188), depois Ariel Cabral.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.