Adversários na terceira fase da Copa do Brasil, Náutico e Cruzeiro vão se enfrentar nesta quinta-feira (13), às 19h (de Brasília), nos Aflitos, em Recife. O duelo reserva curiosidades negativas e positivas para ambos os lados.
Retrospecto geral
Com retrospecto favorável aos mineiros, os clubes já se enfrentaram em 38 partidas. Ao todo, são 19 vitórias da Raposa, 11 triunfos do Timbu e outros oito empates. No confronto geral, o Cruzeiro marcou 58 gols e o Náutico, 38.
Náutico leva vantagem nos Aflitos
Palco do jogo desta quinta-feira (13), o Estádio dos Aflitos costuma ser um fator de segurança para o Náutico em jogos contra o Cruzeiro. Na capital pernambucana, os dois já mediram forças em 19 oportunidades, com 11 vitórias dos donos da casa e quatro vitórias visitantes, além de quatro empates.
Contudo, neste século, Náutico e Cruzeiro sete vezes nos Aflitos, com três vitórias da Raposa, duas do Timbu e dois empates. Os quatro primeiros duelos ocorreram pela Série A, enquanto os três últimos pela Segunda Divisão.
Náutico tem longo jejum contra o Cruzeiro
O último resultado positivo conquistado pelo Náutico contra o Cruzeiro aconteceu há 14 anos, na Série A de 2009. Na ocasião, o Alvirrubro derrotou a equipe de Adilson Batista, por 2 a 0, com gols de Derley e Carlinhos Bala.
De lá para cá, em 11 jogos, foram sete vitórias do clube celeste e quatro empates. Os duelos foram válidos pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Cruzeiro 4 x 2 Náutico – Série A 2009
Náutico 0 x 0 Cruzeiro – Série A 2012
Cruzeiro 3 x 0 Náutico – Série A 2012
Cruzeiro 3 x 0 Náutico – Série A 2013
Náutico 1 x 4 Cruzeiro – Série A 2013
Náutico 1 x 1 Cruzeiro – Série B 2020
Cruzeiro 0 x 0 Náutico – Série B 2020
Náutico 0 x 1 Cruzeiro – Série B 2021
Cruzeiro 0 x 0 Náutico – Série B 2021
Náutico 0 x 1 Cruzeiro – Série B 2022
Cruzeiro 4 x 0 Náutico – Série B 2022
‘Lei do ex’ favoreceu Cruzeiro na Copa do Brasil
Maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos, o Cruzeiro medirá forças contra o Náutico apenas pela segunda vez no torneio. Há 30 anos, pelas oitavas de final, o
No dia 6 de abril de 1993, pelo jogo de ida, o Náutico venceu o Cruzeiro por 1 a 0, nos Aflitos, em Recife, com gol de Paulo Leme. Na volta, uma semana depois, Nonato e Nivaldo, ex-Náutico, garantiram a classificação para o clube celeste, por 2 a 0, no Mineirão.
Além do placar agregado ter sido apertado (2 a 1), o duelo de volta ganhou um contorno ainda mais emocionante para o lado cruzeirense. No primeiro tempo, o meia Boiadeiro e o atacante Roberto Gaúcho foram expulsos pelo árbitro Paulo César Gomes (ES), no Gigante da Pampulha.