Dirigentes do Sport estiveram em Belo Horizonte na semana passada para visitarem à sede do Cruzeiro e trocarem ideia sobre a sociedade anônima do futebol (SAF). A intenção dos integrantes da comitiva pernambucana, segundo informações passadas à Itatiaia, é conhecer a estrutura do clube após migração do modelo associativo sem fins lucrativos para SAF.
O encontro aconteceu na Toca II, em uma sala já repaginada, após reforma.
Atual campeão da Série B, o Cruzeiro não foi o único visitado pelo Sport, que passou também pelo Coritiba.
“Compreender a realidade pós-SAF, que é algo que vislumbramos para o nosso futuro, com a vida social que o Cruzeiro dispõe, nos atrai bastante porque se assemelha ao Sport, tendo em vista o complexo da Ilha do Retiro. E o clube associativo do Cruzeiro é extremamente pulsante, com diversas atrações para os sócios, esportes olímpicos, enfim, de forma rentável e expressivamente lucrativa. E é o cenário que a gente almeja para o Sport”, destacou o presidente do Sport, Yuri Romão.
A Raposa possui panorama estrutural similar ao do Sport, com ampla área social e largo patrimônio, que seguem plenamente ativos – e foram ainda mais desenvolvidos em paralelo à implementação da SAF -, geridos pela gestão associativa. E este foi um dos principais pontos analisados e discutidos em Belo Horizonte junto aos diretores do Cruzeiro.
Para falar da SAF, em específico, o CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima, participou das conversas com a comitiva do Sport.
“Pudemos entender os caminhos adotados pelo Cruzeiro na transição, o que motivou as tomadas de decisões e as consequências que elas trouxeram. Sem sombra de dúvidas foi algo enriquecedor para o Clube e que vai auxiliar na reestruturação e profissionalização que planejamos implementar de forma breve para estarmos atualizados às demandas modernas do futebol”, disse Raphael Campos, vice-presidente de gestão e planejamento, do Sport.
A comitiva rubro-negra que esteve em viagem nos últimos dias, aliás, contou, além de Raphael, com: o vice-presidente de marketing, Eduardo Arruda; o vice-presidente de relacionamento social, Fernando Soares; o diretor jurídico, Guilherme Matos; e o vice-presidente e representante do Conselho Deliberativo, André Fernandes.
Representantes do Cruzeiro que estiveram presentes foram, além de Gabriel Lima, o secretário geral Alexandre Cobra, e o diretor financeiro Raphael Vianna.