Após o acesso, assegurado com a goleada de 3 a 0 sobre o Vasco, nesta quarta-feira (21), no Mineirão, o Cruzeiro tem outras duas batalhas nesta Série B. A campanha do Corinthians de 2008, melhor campeão da competição na Era dos Pontos Corridos, iniciada dois anos antes, só será igualada pela Raposa com mais 17 pontos nos 21 que ainda irá disputar, o que significa cinco vitórias e dois empates. Neste caso, a Raposa chega à marca corintiana, com a mesma pontuação e número de vitórias, embora dificilmente irá superar no saldo de gols.
Há 14 anos, o time do Parque São Jorge teve saldo de 50. O cruzeirense, após a goleada desta quarta-feira sobre o Vasco, é de 28. Assim, seriam necessários mais 23 gols de saldo nas cinco vitórias, média de 4,6 por partida, para que o Cruzeiro tenha a melhor campanha da história da Série B por pontos corridos.
Até agora, com os 44 gols marcados em 31 rodadas, a média cruzeirense é de 1,41.
Diante desta realidade, o mais fácil para o Cruzeiro seria somar mais 18 pontos, o que significa vencer seis dos sete jogos que ainda disputa na competição decretando 86 pontos.
Título
Se a melhor campanha é uma realidade distante, o título da Série B de 2022 está bem próximo da Toca da Raposa II e os 68 pontos atuais, daqui a pouco, podem até ser suficientes para se levantar a taça.
As campanhas do vice-líder Grêmio e do terceiro colocado Bahia, únicos que poderiam ameaçar a taça celeste, projetadas para as 38 rodadas, mostram que os clubes fariam 65 pontos, três a menos do que os celestes já têm.
Matematicamente, o título depende hoje de 76 pontos, pois somando os 24 pontos que ainda disputa aos 51 que tem o Bahia pode alcançar 75.
De toda forma, é muito provável que na próxima vez que encontrar a sua torcida, em 4 de outubro, pela 33ª rodada, a equipe de Paulo Pezzolano já tenha chances matemáticas de garantir a taça. É prenúncio de nova festa no Mineirão, palco maior da grande campanha celeste na Série B 2022.