Paulista de Campinas, Daniel Paulista vem nos últimos anos sedimentando uma carreira promissora como treinador. Ex-volante, campeão da Copa do Brasil com o Sport, em 2008, ele virou a chave no futebol em 2014, ainda aos 32 anos, assumindo a função de auxiliar-técnico no Leão. Desde então, vem construindo caminhada de gradual sucesso na nova função de treinador que desempenha para valer desde 2016. A meta? Chegar, pelo menos, aos principais clubes nacionais.
“Eu quero chegar a grandes conquistas como treinador. A grandes equipes pelo menos do cenário nacional. É o que espero. Trabalho e me preparo para isso. Sonho grande, sonhar não custa nada. Trabalho muito para, gradativamente, ir subindo na prateleira para chegar aos grandes clubes e grandes conquistas”, disse Daniel Paulista, atualmente treinador do CRB.
“Eu creio que a minha carreira é ainda curta, mas extremamente promissora, com resultados expressivos em realidades diferentes, mostrando que a gente conseguiu se moldar. Tivemos um trabalho na Série C com o Confiança, com acesso à Série B, com uma realidade estrutural e financeira muito difícil. Ultimamente são três anos consecutivos, agora o quarto, com trabalhos na Série B, com trabalhos de início e fim em praticamente todo o campeonato”, relembrou o treinador.
“Para a realidade brasileira, são trabalhos de longevidade. O CRB, no ano passado, foi praticamente toda a competição, no Guarani foi um ano de trabalho. Ficamos em sexto no Brasileiro, em sétimo no Campeonato Paulista, recolocamos o Guarani na Copa do Brasil. Fizemos um ano no Confiança na Série B sem nenhum risco de rebaixamento. São números que mostram que estamos crescendo, sempre em busca de grandes objetivos”, acrescentou.
Para além dos degraus apontados por Daniel Paulista, vale lembrar que ele esteve na Série A com o Sport em 2015, 2016, 2017 e 2020. Em 16 e 17, assumiu a equipe na reta final do Brasileirão e, nas duas oportunidades, salvou a equipe do rebaixamento substituindo treinadores de peso, como Oswaldo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo.
"É um processo, passo a passo, mas me sinto extremamente produtivo. É uma questão que, com o tempo, e com o desenvolvimento do trabalho, atingindo sempre os resultados como estamos fazendo, naturalmente, vai acontecer. Não é uma coisa que me atormenta, pelo contrário. Eu sei do meu momento e do meu potencial, onde eu quero chegar. Mas tudo a seu tempo e a sua hora. Ainda não aconteceu uma oportunidade de Série A, aconteceu no Sport, mas foi uma situação pontual, mas não ainda uma oportunidade para desenvolver um trabalho da maneira como a gente pensa e tem feito nos últimos quatro anos de Série B. Penso que num breve espaço de tempo isso vai acontecer”, afirmou o jovem treinador.
Daniel Paulista volta a comandar o CRB na próxima sexta-feira (28), visitando o ex-clube, o Sport, na Ilha do Retiro, às 21h30 (de Brasília).