O ano era 2014. Daniel Paulista havia encerrado a carreira há poucos meses como atleta profissional quando surgiu no CT do Sport, em julho daquele ano, para um estágio com o treinador Eduardo Baptista. Recuperado de uma grave lesão no joelho, aos 32 anos, ainda titubeava entre tentar o recomeço na vitoriosa carreira de atleta e seguir adiante. Convencido por Eduardo, virou a página. Poucos meses depois, estava efetivado como auxiliar-técnico rubro-negro. Hoje treinador do CRB, é um dos profissionais mais promissores da atual nova geração brasileira. Daniel Paulista concedeu entrevista à Itatiaia para falar do bom momento na carreira.
Breve resumo da carreira
Antes, de chegar ao estágio atual, Daniel foi ídolo no Sport como atleta, especialmente pelo título da Copa do Brasil de 2008 como um dos protagonistas daquela conquista. Ele assumiu o clube interinamente no Brasileirão, em 2016. Estreante, salvou o Leão do rebaixamento naquele ano. Esteve na função na Ilha do Retiro ainda em 2017 e 2020, ambas com experiências na Série A.
A seguir, conseguiu um acesso à Série B e um Campeonato Sergipano com o Confiança. Teve também boa passagem pelo Guarani, entre 2021 e 2022. Antes, como atleta, Daniel teve passagens por clubes como Santos, Corinthians, Náutico e ABC, seu último time como jogador.
Leia também
Daniel Paulista sedimenta carreira para volta à Série A: 'É questão de tempo’ Daniel Paulista sobre Diego Souza no Sport: ‘Para minha sorte, não joga sexta’
CT Daniel Paulista
Ainda sobre o Sport, uma curiosidade amplamente conhecida pela torcida rubro-negra é que foi graças a venda do volante Daniel Paulista, em agosto de 2008, ao Rapid Bucareste, da Romênia, que o Sport comprou o seu atual centro de treinamentos. Com o dinheiro de sua transferência, em torno dos 800 mil euros à época (o valor corrido atual gira em torno de R$ 5,8 milhões), os dirigentes rubro-negros puderam finalizar o processo de compra do CT que pertencia ao extinto Intercontinental-PE.
O retorno de sucesso ao CRB
Aos 41 anos, ainda jovem para a função, Daniel Paulista assumiu o CRB pela segunda vez na carreira no final de maio. A equipe alagoana vivia um cenário de terra arrasada: quatro pontos somados em nove rodadas disputadas e a vice-lanterna da competição. Após um hiato de oito meses sem trabalhar, estudando e recusando propostas concretas, como a do Náutico, por exemplo, o treinador natural de Campinas aceitou assumir novamente o desafio no Galo. E deu certo.
Em dez rodadas disputadas, venceu seis, empatou uma e perdeu três - na última rodada, bateu a Ponte Preta, por 1 a 0. O aproveitamento de 63,3% no recorte, com 19 pontos somados. Mesma pontuação do Novorizontino, coincidentemente treinado pelo “ex-chefe” de Daniel Paulista, Eduardo Baptista. No recorte, o pupilo, entretanto, leva a melhor no saldo de gols: 7 a 5.
Apesar da arrancada, o CRB é atualmente o 12º colocado com 24 pontos - 11 a menos que o Sport, que abre o G4. Vale lembrar, entretanto, que o Galo tem um jogo a menos em razão do jogo adiado com o Avaí há duas rodadas. Em alta, Daniel Paulista diz que a meta do clube é o acesso. O CRB, vale lembrar, completará 40 anos na próxima temporada longe da elite nacional.
“Claro que o CRB almeja e sempre vai trabalhar para atingir a Série A. É o grande objetivo do clube, da torcida. Até pelo investimento que o CRB tem. Acabei assumindo a equipe com um aproveitamento muito baixo. Na nona rodada, na penúltima posição. Com muitas dificuldades, somente uma vitória na competição e estamos fazendo um campeonato de recuperação
“No nosso aproveitamento de pontuação, nesse recorte, seríamos a primeira equipe com 19 pontos. Somente isso mostra a evolução, o crescimento do CRB. É pouco ainda para as nossas pretensões, mas é um passo de cada vez. O nosso primeiro objetivo é eliminar qualquer possibilidade de rebaixamento. A gente sabe que é um primeiro objetivo. Mas claro sempre olhando para cima, sempre olhando as grandes oportunidades que possam surgir, principalmente quando se fala de acesso. Lógico que a gente vai também trabalhar muito com força, com muita determinação porque é um grande objetivo também nosso e do próprio clube”, acrescentou o treinador, em conversa com a Itatiaia.
Estrutura do CRB
“Isso é uma pauta em algumas discussões nossas internas com a direção do clube. O CRB deveria explorar melhor a questão de mostrar o seu potencial ao mercado, ao futebol brasileiro. Muitas pessoas desconhecem a capacidade estrutural que o clube tem, e até mesmo financeira, porque o CRB tem condições de fazer bons investimentos. E estruturalmente tem, e falo com propriedade de conhecido, uma das melhores estruturas da Série B. O CRB tem condições muito boas, um CT ótimo, de qualidade para podermos usar da melhor maneira. Sempre se está melhorando, com aquisição de novos aparelhos para o desenvolvimento do clube. O CRB tem toda a estrutura para que nós e os atletas possamos desenvolver o seu melhor”, elogiou Daniel.
Chances de acesso do CRB
Segundo o Departamento de Matemática de Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de acesso do CRB são escassas: 4,5%. Para uma margem de acesso na casa dos 70%, a UFMG entende que o clube precisa alcançar 62 pontos - 63 garantiriam 84% de possibilidades de sucesso.
Para chegar aos 62, o CRB precisaria somar 38 pontos nas 19 rodadas restantes. Isso significa que o Galo precisaria ter um rendimento de 66,6% de aproveitamento no segundo turno - maior, por exemplo, do que o líder do primeiro, o Vitória, que somou 37 pontos (64%). Daniel Paulista, ressalte-se, precisaria subir pouco do que vem fazendo até aqui, com seus 63,3% dos pontos. Sonho impossível?
Temos tido um aproveitamento excelente, estamos pagando pela herança que assumimos e não pelo trabalho atual
À espera de reforços
Para tentar manter o ritmo de pontos, o CRB busca reforços. Entretanto, até aqui, é um dos poucos times da Série B que ainda não contratou nenhum reforço na atual janela de transferências. Daniel Paulista tratou o cenário com naturalidade. Polido e político como de costume, evitou criar ruídos pela questão, optando por valorizar o que tem em mãos. Mas, sim, espera pela chegada de novos atletas.
“A questão de contratações é uma coisa que a gente discute internamente, é claro que o mercado com essa abertura da janela, ele está muito aquecido, muito disputado. E nós temos um entendimento, a comissão técnica e direção do clube, de encontrar reforços que acrescente em características. Não vamos fazer contratações por fazer e inchar ainda mais o grupo com números. Temos que trazer atletas que acrescentem. Existem conversas acontecendo, se concretizadas, devem ser anunciadas nos próximos dias, para no segundo turno a gente possa ter um elenco ainda mais forte”, afirmou.
“Eu trabalho o grupo. Não me preocupo com isso. A gente tem feito todos os esforços para que contratações pontuais possam acontecer, mas o meu objetivo é trabalhar os atletas que temos a disposição, estou muito satisfeito com a entrega dos atletas que temos. A gente conversa sobre contratação, mas o foco é sempre na melhora da equipe e no grupo que temos à disposição. Tenho que reconhecer também o trabalho que os atletas estão desenvolvendo”, concluiu.
Daniel Paulista volta a comandar o CRB na próxima sexta-feira (28), visitando o ex-clube, o Sport, na Ilha do Retiro, às 21h30 (de Brasília). Vale lembrar que Daniel já enfrentou o Sport nesta mesma Série B no último dia 5 de julho, quando bateu os rubro-negros por 2 a 0, no Rei Pelé - o jogo foi atrasado da primeira rodada por problemas no calendário da equipe pernambucana.