O Coritiba fez o maior investimento de sua história para a temporada 2023. O clube paranaense gastou mais de R$ 30 milhões em contratações no início deste ano, mas o desempenho ainda é aquém do esperado.
O Coritiba foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense para o Cascavel e sofreu para se classificar na segunda fase da Copa do Brasil, contra o Criciúma, nos pênaltis.
O Coxa escapou do rebaixamento na reta final do Brasileirão no ano passado. Neste ano, a expectativa de diretoria e torcida é por uma campanha menos sofrida e, se possível, com uma classificação a um torneio sul-americano ao fim da temporada.
Nome do clube: Coritiba Foot Ball Club
Posição no último Brasileiro: 15° lugar (42 pontos)
Desempenho no Estadual 2023: eliminado nas quartas de final (13 jogos, 6 vitórias, 5 empates e 2 derrotas - 58,97% de aproveitamento)
Técnico: António Oliveira
Artilheiro em 2023: Alef Manga (9 gols)
Destaque: Alef Manga
Principais reforços para o Brasileiro: Jamerson (lateral-esquerdo) e Zé Roberto (atacante)
Elenco
Goleiros: Gabriel, Luan Polli, Marcão e Sidnei
Zagueiros: Henrique, Jhon Chancellor, Thalisson, Bruno Viana, Jean Pedroso e Benjamín Kuscevic
Laterais: Natanael (direito), Diogo Batista (direito), Victor Luís (esquerdo), Jamerson (esquerdo) e Diego Porfírio (esquerdo)
Meio-campistas: Bruno Gomes, Andrey, Willian Farias, Júnior Urso, Bernardo, Liziero, Jesús Trindade, Marcelino Moreno e Boschilia
Atacantes: Alef Manga, Rodrigo Pinho, Fabrício Daniel, Kaio César, William Pottker, Lucas Ronier, Zé Roberto, Robson, Matheus Cadorini e João Vitor
Análise do jornalista local
Daniel Piva, comentarista da Rádio Transamérica
Nesta temporada, o Coxa realizou o maior investimento de sua história. Foram mais de R$ 30 milhões investidos no mercado para a construção do atual elenco. Bastante gente chegou e muitos jogadores deixaram o clube. Da temporada passada para essa, foram mais de 20 atletas que acabaram se desligando do Coritiba, além da mudança na comissão técnica. Guto Ferreira, treinador que garantiu a permanência do Coritiba na temporada passada, não teve o contrato renovado e foi substituído por António Oliveira, que chegou em dezembro.
Apesar da expectativa em cima de todas as contratações, do investimento pesado feito pelo clube, da mudança na comissão técnica, podemos dizer que o Coritiba não aconteceu na temporada 2023. Até aqui,o Coxa disputou 16 partidas e teve apenas sete vitórias, um número baixo e inexpressivo, considerando que o Coxa jogou apenas pelo Campeonato Paranaense e Copa do Brasil.
No Estadual, a campanha foi decepcionante, com uma queda precoce nas quartas de final para o Cascavel. Um clima de bastante pressão e insatisfação da torcida com o António Oliveira.
Os principais nomes do Coritiba são Alef Manga, artilheiro do time na temporada e protagonista no ano passado, quando o Coxa foi campeão estadual e garantiu a permanência na Série A do Brasileirão, e o goleiro Gabriel que, desde que chegou ao clube, em agosto do ano passado, vem sendo um atleta bastante regular e um dos principais nomes da equipe.
Defensivamente, é um time que tem muitos problemas, nas coberturas nas laterais e muitos erros na saída de bola. Ofensivamente, apesar dos bons números do Alef Manga, a produção ofensiva não está boa. São apenas 21 gols marcados em 16 jogos no ano e o time não consegue ser muito eficaz, aproveitar as oportunidades que estão sendo criadas.
Qual será a briga do Coritiba na Série A?
Palpite dos comentaristas da Itatiaia:
Edu Panzi: briga contra o rebaixamento
Emerson Romano: briga contra o rebaixamento
Léo Figueiredo: briga contra o rebaixamento
Heverton Guimarães: briga contra o rebaixamento
Alê Oliveira: briga contra o rebaixamento
Nathalia Fiuza: briga contra o rebaixamento
Alexandre Simões: briga contra o rebaixamento