Ouvindo...

Em que ano Ronaldo Fenômeno ganhou a chuteira de ouro na Copa do Mundo? Conheça a história de Ronaldo Luís Nazário de Lima

Dono do Cruzeiro, Ronaldo é um dos maiores jogadores da história da Seleção Brasileira em Copas do Mundo

Pela Seleção Brasileira, Ronaldo venceu as Copas do Mundo de 1994 e 2002

Dono do Cruzeiro e um dos jogadores mais renomados da história, Ronaldo é uma estrela também quando o assunto é Copa do Mundo. Bicampeão do torneio - em 1994, nos Estados Unidos, e em 2002, na Coreia do Sul e no Japão -, o Fenômeno é o segundo maior artilheiro dos Mundiais, com 15 gols.

No fatídico 7x1 da Alemanha, Miroslav Klose, ídolo do Bayern de Munique, ultrapassou R9 em Belo Horizonte, no Mineirão, ao marcar o seu 16º tento na competição.

Em 1994, Ronaldo ficou no banco de reservas durante todo o torneio, pois Romário e Bebeto formaram a dupla implacável do tetra. Na ocasião, o jovem já despontava no time profissional do Cruzeiro e, por isso, acabou despertando a atenção da comissão técnica de Carlos Alberto Parreira nos Estados Unidos, assim como Müller e Viola.

Há 20 anos, quando a Seleção Brasileira conquistou o penta no mundo asiático, Ronaldo marcou os dois gols do título sobre os alemães, em Yokohama. Peça fundamental naquela campanha, o camisa 9 terminou aquela Copa do Mundo com oito gols, recebendo o troféu Chuteira de Ouro por ter sido o artilheiro da edição, além da Bola de Preta, que premia o melhor jogador.

Convocado para quatro Copas, Ronaldo esteve nas edições de 1994, 1998, 2002 e 2006.

Ronaldo no topo do mundo

Em 2002, Ronaldo também foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa pela terceira vez, já que, em 1996 e em 1997, o ex-atacante faturou o prêmio individual.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.