River depende de título do Boca para ir à Libertadores 2026; veja cenário

El Millonario vive situação delicada após ser eliminado do Campeonato Argentino

Jogadores do River Plate antes de jogo pelo Campeonato Argentino

O River Plate pode não disputar a Copa Libertadores da América de 2026. O time de Marcelo Gallardo vive situação incômoda e depende do rival Boca Juniors para estar no torneio continental do ano que vem.

Para jogar a Libertadores, o River precisa que o Boca seja o campeão do torneio Clausura na Argentina. A equipe de Gallardo já foi eliminada da competição nacional, nas oitavas de final, após perder para o Racing.

O Boca Juniors tem classificação assegurada para a Libertadores de 2026. Caso seja o vencedor do torneio Clausura, irá abrir uma vaga extra na competição da Conmebol. Tal vaga seria ocupada pelo quarto colocado do ranking anual, que é o River.

Nesta lista, o River Plate ficou atrás de Rosario Central, Boca Juniors e Argentinos Juniors. Caso consiga um lugar na Libertadores da próxima temporada, o River irá disputar a fase prévia.

A Argentina tem direito a cinco vagas diretas na fase de grupos da Libertadores. Duas pela tabela anual (Rosario Central e Boca Juniors), uma ao campeão do Torneio Apertura (Platense), uma ao campeão da Copa Argentina (Independiente Rivadavia) e uma ao campeão do Clausura (que ainda será definido). O país também será representado pelo Lanús, que conquistou a Copa Sul-Americana.

O lugar na fase preliminar da Libertadores fica com o terceiro colocado da classificação anual, que hoje seria o Argentinos Juniors. Se o Boca conquistar o Clausura, o Argentinos Juniors irá para a etapa de grupos e o River para a fase preliminar.

Nas semifinais do Clausura, o Boca Juniors enfrenta o ganhador do duelo entre Racing e Tigre. Do outro lado, o Estudiantes espera o vencedor do jogo entre Barracas Central e Gimnasia y Esgrima.

*Com agência

Leia também

Portal de esportes da Itatiaia

Ouvindo...