Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Gabarito Enem 2023: saiba quando será publicado o gabarito oficial

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão nos dias 05 e 12 de novembro

Parte do Gabarito do Enem 2022

Parte do Gabarito do Enem 2022

Reprodução / Inep

Quando sai o gabarito oficial do Enem 2023? O exame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, não terá o gabarito divulgado logo depois da prova.

O cronograma do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) prevê que as respostas às questões da prova saiam apenas no dia 24/11/2023 - doze dias depois da segunda prova e denove dias depois da primeira.

Até lá, os candidatos tem pelo menos duas opções:

  • Segurar a ansiedade e aguardar o gabarito oficial

  • Ou fazer as correções de acordo com os gabaritos extraoficiais.

Gabarito Enem 2023 - Extraoficial

Os gabaritos do Enem 2023 extraoficiais são correções da prova feitas por cursinhos pré-vestibulares e escolas de todo o país. Uma pesquisa rápida no Google leva o candidato a um desses gabaritos.

Como o nome diz, eles não são chancelados pelo Inep. Com isso, pode haver diferenças em relação às respostas e a quantidade de erros e acertos ser diferente em relação à correção oficial.

A Itatiaia fez uma parceria com o Chromos, colégio e pré-Enem com sede em Belo Horizonte, e divulga os gabaritos extraoficiais do exame.

  • GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2023: Itatiaia e Chromos divulgam gabarito do Enem

Divulgação oficial do Gabarito Enem 2023

No dia 24/11/2023 o Inep publica o gabarito oficial do Enem 2023 na página do exame na internet.

No mesmo link, é possível acessar todos os cadernos de provas e gabaritos dos exames anteriores, uma “mão na roda” para quem quer estudar se familiarizar com a prova.

Dá pra calcular minha nota pelo gabarito?

Não. A nota final dos candidatos é calculada com base nas respostas às questões de múltipla escolha e também na TRI, a Teoria de Resposta ao Item.

A TRI é um conjunto de modelos matemáticos. Com eles, o Inep busca uma correção mais justa e comparável entre edições do exame. Perguntas fáceis, médias e difíceis pedagogicamente são colocadas ao longo da prova e a capacidade do participante é avaliada de forma global.

Com isso, as notas finais não dependem da quantidade de itens da prova ou da quantidade de acertos, mas de um percurso que leva em conta cada pergunta individualmente e globalmente. Com isso, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos segundo o gabarito oficial do Enem 2023 podem ter notas diferentes, a depender de quais questões acertaram ou erraram.

Nesta live do Inep há uma explicação detalhada da TRI:

Enem 2023

O Enem 2023 será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 5/11 e 12/11. Os candidatos já podem acessar o cartão de inscrição e conferir o local de aplicação das provas.

O exame se estrutura da seguinte forma:

  • 4 provas objetivas, com 45 questões cada

  • 1 redação, entre 7 e 30 linhas, no formato dissertativo-argumentativo

  • Áreas do conhecimento avaliadas:

    • Linguagens, códigos e suas tecnologias

    • Ciências humanas e suas tecnologias

    • Ciências da natureza e suas tecnologias

    • Matemática e suas tecnologias

Veja o guia que a Itatiaia preparou com tudo que você precisa saber sobre a prova.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, tem mestrado profissional em comunicação digital na Sorbonne, em Paris.
Leia mais