Ouvindo...

Trinta crianças com suspeita de amigdalite são atendidas em um dia em UPA de São João del-Rei

Três pacientes estão em observação; cidades da região suspenderam as aulas

No total, 130 crianças foram atendidas

Trinta crianças que apresentaram sintomas que podem caracterizar amigdalite, como febre, vômito, manchas ou erupções na pele, procuraram atendimento em apenas um dia na UPA de São João del-Rei, no Campo das Vertentes. Essa é a informação de da Secretaria de Saúde da cidade divulgada na manhã desta quarta-feira (25). No total, 130 meninos e meninas passaram pela unidade de saúde desde sábado (21). Dessa, três estão em observação.

Além desses casos, a Secretaria Municipal de Saúde investiga a morte de três crianças. Além disso, outras quatro estão internadas com sintomas de amigdalite. O setor de Epidemiologia da cidade confirma apenas um caso de criança infectada com a bactéria Streptococcus A.

A partir desta quarta-feira (25), as aulas da rede municipal de ensino da cidade estão suspensas até o dia 5 de novembro. A decisão foi tomada após os casos de doenças infantis recorrentes no município. Todas as escolas passarão por um processo de desinfecção nesse período.

Hoje será discutida, em nova reunião, a possibilidade de disponibilizar mais um médico na UPA. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento à noite, já que a unidade é a principal porta de entrada quando os postos de saúde dos bairros estão fechados. Uma operação para ampliar o atendimento no feriado do próximo dia 2 também está sendo estudada.

Leia mais:

Suspeita

Existe uma suspeita de que a bactéria possa ter sido a causa das mortes de três crianças no município em menos de um mês. O primeiro óbito ocorreu no dia 24 de setembro; o segundo óbito investigado foi registrado no dia 8 deste mês; o terceiro, na última segunda (23).

No entanto, a Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei afirma que ainda não existe comprovação do que pode ter provocado os óbitos, e que não há vínculo epidemiológico entre as crianças.

Ainda de acordo com o órgão, na primeira morte, não foi possível realizar exames para confirmar ou descartar a infecção pela bactéria. A segunda morte é de uma criança são-joanense que estava fora do município, o que também dificultou a coleta de exames. Já o terceiro óbito aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei. Amostras enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, serão examinadas, para confirmar ou não se a causa foi a bactéria Streptococcus A. A previsão é que os resultados fiquem prontos em até 15 dias.

Outras escolas fechadas

Nesta manhã (25), a Prefeitura de Tiradentes, no Campo das Vertentes, suspendeu as aulas da rede municipal de ensino após Santa Cruz de Minas cancelar as atividades devido às suspeitas. A informação foi divulgada pela administração municipal.

A secretaria de saúde informou, por meio de nota divulgada nas redes sociais, que a suspensão é válida até 30 de outubro. “Visando garantir a segurança de nossos alunos, profissionais e comunidade, as aulas nas escolas municipais e estadual serão suspensas nos dias 26 e 27 de outubro para a realização de desinfecção completa dos ambientes escolares”, disse a nota.

*Vanuza Resende- Afiliada da Itatiaia

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.