Trinta crianças que apresentaram sintomas que podem caracterizar amigdalite, como febre, vômito, manchas ou erupções na pele, procuraram atendimento em apenas um dia na UPA de São João del-Rei, no Campo das Vertentes. Essa é a informação de da Secretaria de Saúde da cidade divulgada na manhã desta quarta-feira (25). No total, 130 meninos e meninas passaram pela unidade de saúde desde sábado (21). Dessa, três estão em observação.
Além desses casos, a Secretaria Municipal de Saúde investiga a morte de três crianças. Além disso, outras quatro estão internadas com sintomas de amigdalite. O setor de Epidemiologia da cidade confirma apenas um caso de criança infectada com a bactéria Streptococcus A.
A partir desta quarta-feira (25), as aulas da rede municipal de ensino da cidade estão suspensas até o dia 5 de novembro. A decisão foi tomada após os casos de doenças infantis recorrentes no município. Todas as escolas passarão por um processo de desinfecção nesse período.
Hoje será discutida, em nova reunião, a possibilidade de disponibilizar mais um médico na UPA. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento à noite, já que a unidade é a principal porta de entrada quando os postos de saúde dos bairros estão fechados. Uma operação para ampliar o atendimento no feriado do próximo dia 2 também está sendo estudada.
Leia mais:
Prefeitura de São João del-Rei descarta surto e alerta para ‘fake news’ Veja o que se sabe sobre os possíveis casos de amigdalite em São João del-Rei
Suspeita
Existe uma suspeita de que a bactéria possa ter sido a causa das mortes de três crianças no município em menos de um mês. O primeiro óbito ocorreu no dia 24 de setembro; o segundo óbito investigado foi registrado no dia 8 deste mês; o terceiro, na última segunda (23).
No entanto, a Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei afirma que ainda não existe comprovação do que pode ter provocado os óbitos, e que não há vínculo epidemiológico entre as crianças.
Ainda de acordo com o órgão, na primeira morte, não foi possível realizar exames para confirmar ou descartar a infecção pela bactéria. A segunda morte é de uma criança são-joanense que estava fora do município, o que também dificultou a coleta de exames. Já o terceiro óbito aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei. Amostras enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, serão examinadas, para confirmar ou não se a causa foi a bactéria Streptococcus A. A previsão é que os resultados fiquem prontos em até 15 dias.
Outras escolas fechadas
Nesta manhã (25), a Prefeitura de Tiradentes, no Campo das Vertentes, suspendeu as aulas da rede municipal de ensino após Santa Cruz de Minas cancelar as atividades devido às suspeitas. A informação foi divulgada pela administração municipal.
A secretaria de saúde informou, por meio de nota divulgada nas redes sociais, que a suspensão é válida até 30 de outubro. “Visando garantir a segurança de nossos alunos, profissionais e comunidade, as aulas nas escolas municipais e estadual serão suspensas nos dias 26 e 27 de outubro para a realização de desinfecção completa dos ambientes escolares”, disse a nota.
*Vanuza Resende- Afiliada da Itatiaia