Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Três mortos em supermercado no Belvedere: operário relata que tentou retirar colegas

Trabalhador diz que queda de barranco em obra de supermercado no bairro Belvedere ocorreu repentinamente

Um operário que presenciou o soterramento de colegas em uma obra de construção de um supermercado afirmou à Itatiaia que sequer deu tempo de ajudar as vítimas. O acidente ocorreu por volta 7h50 desta terça-feira (17) na rua Jornalista Djalma Andrade, no bairro Belvedere região Centro-Sul de Belo Horizonte.

“O barranco, do nada, caiu em cima das pessoas. A gente tentou tirar, mas não teve como, o pessoal que estava tudo (sic) debaixo da terra. Foi muito rápido”, disse o trabalhador, que não será identificado. “Todo mundo ficou doido e foi tentar ajudar, mas é difícil (porque era) muita terra que estava em cima”, disse.

A Itatiaia procurou o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e a Construtura Kaeng e aguarda resposta.

O operário destacou que o fato de o terreno ter terra de minério agravou a situação. “O minério pesa mais que a terra (normal) e fica mais difícil, porque o minério vira pedra”, complicou.

O trabalhador contou ainda que 50 pessoas trabalhavam no canteiro de obras, sete delas no local do acidente. “Estavam mexendo para o barranco não cair. Só que caiu antes de começar a mexer”, disse o funcionário, que desabafou: “A gente está trabalhando para ganhar o pão de cada dia, sustentar nossa família e acontece uma coisa dessa. Infelizmente, no Brasil ninguém olha para o trabalhador”, lamentou.

As vítimas foram identificadas como:
  • Juliana Angélica Menezes Veloso, 30 anos;

  • Rafael Pereira Barbosa, 35 anos;

  • Roberto Mauro da Silva, 55 anos;

  • Zacarias Evangelista Fonseca, 59 anos;

  • Uma vítima de 23 anos sobreviveu.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a obra está regular e o alvará ativo. “O comunicado de obra ocorreu em 14 de setembro, sendo de responsabilidade do Responsável Técnico - RT a estabilidade e demais assuntos referentes ao projeto e estrutura”, informou.

Verdemar

Em nota, a rede de supermercado Verdemar diz lamentar profundamente o ocorrido. “Estamos acompanhando de perto para garantir, juntamente com a Construtora Kaeng, responsável pela obra, toda a assistência às vítimas, aos atendimentos em andamento no local e aos familiares de todos. A obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás e licenças, indicando se tratar de uma fatalidade. As autoridades estão no local para apurar as causas”.

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Formou em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais