A 24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belo Horizonte espera reunir 250 mil pessoas na Praça da Estação, no centro, neste domingo (9). Estão programadas 50 atrações no palco principal e trios elétricos, que fazem cortejo até a praça Raul Soares.
O movimento defende a ocupação da cidade, à luz do dia, para destacar que as pessoas da comunidade precisam, além de respeito, de ser lembradas nas políticas públicas de saúde, educação, moradia e emprego, entre outras.
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, também participa da parada, que este ano tem o tema “Democracia: Liberdade e Direitos para Todes”. Outras lideranças políticas são aguardadas na parada.
Por conta do grande volume de pessoas, o trânsito na avenida dos Andradas, no sentido do Barro Preto, precisou ser interditado.
A Polícia Civil participa com a ação conscientizadora chamada “Respeito não é questão de opinião”. Policiais da delegacia especializada em investigação de crimes de racismo, xenofobia, LGBTFobia e intolerância estão nas ruas do centro de BH para dar suporte aos movimentos por diversidade.