Quatro ônibus com os pneus desgastados ou lisos foram removidos na manhã desta segunda-feira (22) em um operação realizada pela da BHTRANS e Guarda Municipal na na Rua Boaventura Costa, ao lado da Estação Barreiro, em Belo Horizonte.
A prefeitura informou que as operações, como a de hoje e da última sexta-feira que autuou outros 15 ônibus, são realizadas a partir do acompanhamento dos agentes da BHTrans, mas também partem de denúncias de usuários no PBH e no WhatsApp (31) 98472-5715, por exemplo. Não há a confirmação se os veículos removidos de circulação hoje são da Transoeste, empresa que teve os veículos autuados na última sexta-feira dia 19.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), por meio de nota, informou que está em contato constante com a empresa associada que está realizando reparos e manutenções. O SETRA BH informou que apresentou 51 laudos de vistorias para a BHTRANS.
Empresas culpam tarifa
A situação debilitada da frota de ônibus na capital é associada pelo sindicato a tarifa congelada desde 2018, o que segundo ele é está indo contra determinação expressa. “As empresas vêm buscando garantir o serviço público à população, mesmo não sendo remuneradas adequadamente”, completa a nota.
As autuações dos ônibus ocorrem em um momento de muitos acidentes envolvendo ônibus do transporte público na capital. Na última sexta-feira foram pelo menos quatro ocorrências. No último domingo (21), um coletivo não conseguiu frear o Ônibus ao sair da avenida Vereador Cícero Idelfonso (antiga avenida Delta) em direção a Via Expressa e acabou atingindo a porta de uma loja. Neste acidente ninguém se feriu.
Outra situação que vem a tona com ônibus sendo retirados de circulação, por apresentar problemas, é o aumento da passagem que foi R$ 4,50 para R$ 6, mas uma proposta de maior subsidio para as empresas cogita retomar o valor anterior ainda este mês. O projeto que cancela o aumento recente está sendo analisado por uma comissão na Câmara Municipal.