A morte do jornalista da Itatiaia José Lino Souza Barros, na manhã desta segunda-feira (30), aos 86 anos, foi recebida com tristeza por amigos e colegas que conviveram com ele e personalidades que acompanharam seu trabalho por quase 66 anos na Itatiaia.
O governador Romeu Zema (Novo)
“Lamento muito a perda do radialista José Lino, que durante 64 anos esteve presente com os mineiros, levando notícias e entretenimento. Lamento a ida deste grande comunicador, desse ícone da Rádio Itatiaia”, afirmou o governador.
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) também se manifestou sobre o falecimento, por causas naturais, de José Lino.
“A PUC Minas recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do jornalista José Lino Souza Barros, que, por tantas décadas, atuou neste conceituado veículo de comunicação. A Universidade, por meio de seus professores e gestores, foi acolhida em seu programa inúmeras vezes, para entrevistas sobre temas diversificados da pauta diária do jornalismo, contribuindo para o debate em torno de questões relevantes para o público mineiro. Atuando de forma competente e ética, José Lino transformou-se, por sua exitosa trajetória e pelos relevantes serviços prestados à comunidade, em um ícone do jornalismo mineiro. Unimo-nos, desse modo, às manifestações de solidariedade aos familiares, amigos e colegas desse profissional que marcou a imprensa mineira com seu trabalho a serviço da sociedade.”
O tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais e porta-voz da instituição, Flávio Santiago, prestou homenagem a José Lino pelas redes sociais. Na postagem, com uma foto do jornalista e “luto” escrito a PMMG lamentou a morte: ‘nosso mais profundo sentimento’.
A jornalista Aparecida Ferreira, que durante décadas trabalhou na Itatiaia ao lado do jornalista, também fez questão de enviar uma mensagem, direto de Brasília.
“Neste momento de dor e tristeza para a família Itatiaia, todo o povo mineiro e para quem acompanhou o José Lino no rádio peço que Deus receba o Souza Barros de braços abertos.”
A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) também prestou homenagem ao jornalista, em nota publicada nesta segunda-feira (30), reforçando que ele foi um dos “maiores comunicadores do Brasil.”
"É com muito pesar que a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) recebe a notícia do falecimento de José Lino Souza Barros, de 86 anos, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (30). O jornalista da Rádio Itatiaia e um dos maiores comunicadores do Brasil, era mineiro de Patos de Minas, na região do Triângulo Mineiro. O locutor, que nasceu em 14 de outubro de 1936, iniciou sua carreira na emissora no dia 24 de março de 1957, uma jornada de quase 66 anos. José Lino foi o único apresentador do Rádio Vivo, por 45 anos. Além disso, era dele a voz da vinheta da Itatiaia. A AMIRT, seus associados e colaboradores se solidarizam com os familiares e amigos na certeza de que seu exemplo profissional e de amizade ficarão para sempre eternizado nos corações de todos que puderam compartilhar de seu convívio. Que Deus conforte a todos neste momento de dor e tristeza.”