Ouvindo...

Belo Horizonte está em alerta de chuva de 100mm até o fim da semana; veja recomendações

A Defesa Civil anunciou que Belo Horizonte está em alerta de chuva de 100 mm até o próximo domingo (18)

Belo Horizonte deve registrar chuvas de até 100 mm até o próximo domingo

A Defesa Civil de Belo Horizonte anunciou que são esperados 100 milímetros de chuva entre quinta-feira (19) e domingo (22). A expectativa, entretanto, é que a chuva caia de forma gradual durante os quatro dias, e com pancadas isoladas de no máximo 30 a 40 minutos. Por isso, a preocupação é maior com o risco geológico em áreas vulneráveis.

O diretor de Meteorologia da Defesa Civil de BH, Dayan Carvalho, explica que parte de Minas Gerais já apresenta certa instabilidade. Na região Central de Minas gerais, nesta quarta-feira (18), a cidade de Itaguara registrou chuva de granizo, e Ouro Preto e Raposos chuva forte. BH e região metropolitana estão em alerta de chuva de 20 mm até às 8h desta quinta-feira (19).

Dayan Carvalho explica, ainda, que a Defesa Civil irá observar a forma que a chuva deve cair em BH nos próximos dias, para poder definir o risco aos moradores.

“Tem uma relação da intensidade, duração e frequência das chuvas. Se a chuva cai 100 mm em uma ou duas horas, o impacto é muito maior do que se ela for distribuída com a chuva de longa duração. A chuva forte de curta duração apresenta o risco hidrológico, como enxurrada, alagamentos e inundações. Ao mesmo tempo, se essa chuva for bem distribuída ao longo do tempo, você pode pensar em risco geológico, que potencializa deslizamentos e desabamentos”.

Perigos da chuva

Para definir as prioridades da Defesa Civil, Dayan Carvalho explica que é feito o nowcast, uma previsão de curtíssimo prazo para entender como a chuva vai cair. Desta forma, o órgão pode alertar os moradores sobre os riscos da chuva.

“É a característica dos solos em BH, então a particularidade desses solos nos remete ao grau de saturação desse solo. Atualmente ele não está encharcado, e ao mesmo tempo ele também não está totalmente seco. Então existe sim umidade naquele perfil do solo, o que a gente chama atenção é que o morador em locais de exposição referente ao risco geológico ele tem que se ater aos sinais. Como uma fissura no seu talude que aumentou ao longo desse desses dias, tem que analisar se aumentou a inclinação no perfil do seu talude, no que diz respeito às árvores, se elas estão mais inclinadas é possível que ela não esteja tão fixa naquele local, então o potencial dela cair é alto, e analisar também pequenas trincas e rachaduras na sua própria residência”.

Alertas

Para receber alertas da Defesa Civil, Dayan Carvalho explica que é possível se cadastrar tanto por SMS quanto por Whatsapp.

“Além do 199, que é a nossa porta de entrada para o cidadão né, a gente tem também outras estratégias de comunicação. Temos o 40199, que funciona por SMS. Então a gente orienta o cidadão a fazer adesão da plataforma do 40199, onde ele vai passar a receber gratuitamente os alertas preventivos da Defesa Civil, vai receber gratuitamente aquela condição de chuva no momento quase real, falando de duas ou três horas de antecedência. Ele também pode passar a receber por WhatsApp através do número (61) 2034-4011. A pessoa manda um WhatsApp para esse número e recebe os alertas. A partir do momento que você coloca o seu município de escolha ele vai fazer toda orientação, tem um robô que se comunica com você e te dar todas as orientações”.