A partir desta segunda-feira (21), motoristas devem apresentar o CRLV, referente a 2022, no formato digital ou impresso para comprovar a regularidade do veículo em circulação. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o documento de registro de identificação de porte obrigatório para trafegar com o veículo. A renovação é uma obrigação anual do proprietário.
Leia também:
“O licenciamento é realizado automaticamente mediante o pagamento das obrigações anuais que incidem sobre a propriedade do veículo. Então, o proprietário para ter documento liberado não pode apresentar multas em aberto. Sendo que multas suspensas não impedem o licenciamento”, explica o chefe da divisão de registro de veículos, delegado Matheus Cobucci Salles.
Conforme informações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o CRLV é disponibilizado na versão digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na App Store (iOS) e Google Play Store (Android), e para impressão em folha de papel comum no site
Durante as abordagens policiais, o condutor deve apresentar os documentos de porte obrigatório, que são o CRLV e a habilitação, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento das taxas e tributos. Caso seja flagrado sem o documento, de acordo com o art. 230 - Inc. V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista será multado e terá o veículo removido para o pátio credenciado ao Detran-MG, até a regularização do licenciamento. A infração é gravíssima (7 pontos); a penalidade é uma multa no valor de R$ 293,47.
Os proprietários de veículos registrados em Minas que ainda não têm o CRLV de 2022 devem acessar o site